Após demissões na Microsoft, Blizzard cancela novo jogo
Empresa foi uma das mais afetadas pelo novo corte de funcionários promovidos pela gigante norte-americana
Imediatamente após a notícia de que a Microsoft demitiu 1.900 funcionários da Activision Blizzard, Xbox e ZeniMax, o estúdio por trás das franquias Diablo e Warcraft cancelou seu novo projeto. O projeto seria a primeira Propriedade Intelectual (IP) da Blizzard desde Overwatch e foi anunciado em 2022 como um jogo de sobrevivência.
“As decisões de hoje afetam várias equipes da Blizzard, incluindo equipes de desenvolvimento, organizações de serviços compartilhados e funções corporativas”, disse Matt Booty, chefe do Xbox Studios, em nota enviada aos funcionários obtida pelo The Verge. “Como isso, a Blizzard está encerrando o desenvolvimento de seu projeto de jogo de sobrevivência e irá transferir algumas das pessoas que trabalham nele para um dos vários novos projetos promissores que tem nos estágios iniciais de desenvolvimento”.
Booty também confirmou que o presidente da Blizzard, Mike Ybarra, e o diretor de design, Allen Adham, irão deixar a Blizzard: “Como muitos de vocês sabem, Mike passou mais de 20 anos na Microsoft. Agora que concluiu a aquisição como presidente da Blizzard, decidiu deixar a empresa”, disse Booty a respeito de Ybarra.
O executivo também comentou sobre a saída de Allen: “Como um dos cofundadores da Blizzard, Allen teve um impacto amplo em todos os jogos da Blizzard. Sua influência será sentida nos próximos anos, tanto direta quanto indiretamente, à medida que Allen planeja continuar orientando jovens designers em toda a indústria”.
Ybarra falou a respeito de sua saída e as demissões na Blizzard em suas redes sociais:
I want to thank everyone who is impacted today for their meaningful contributions to their teams, to Blizzard, and to players’ lives. It’s an incredibly hard day and my energy and support will be focused on all those amazing individuals impacted – this is in no way a reflection…
— Mike Ybarra 🎄 (@Qwik) January 25, 2024
“Quero agradecer a todos que foram impactados hoje por suas contribuições significativas para suas equipes, para a Blizzard e para a vida dos jogadores. É um dia incrivelmente difícil, e minha energia e apoio estarão focados em todos aqueles indivíduos incríveis impactados – isso não é de forma alguma um reflexo do seu incrível trabalho”.
“Para a comunidade Blizzard, também quero que todos saibam que hoje é meu último dia na Blizzard. Liderar a Blizzard em um momento incrível e fazer parte da equipe, moldando-a para o futuro que está por vir, foi uma honra absoluta. Tendo passado mais de 20 anos na Microsoft e com a aquisição da Activision Blizzard concluída, é hora de (mais uma vez) me tornar o maior fã da Blizzard, mas do lado de fora”, comentou Ybarra sobre sua saída da empresa.
Além da Activision Blizzard e Xbox, empresas como Discord, Twitch, Unity e Riot Games também demitiram funcionários recentemente. No caso do estúdio de League of Legends e Valorant, foram dispensados mais de 500 colaboradores.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!