Assassin's Creed Shadows não fez o sucesso que a Ubisoft precisa, diz analista
Embora tenha registrado um número razoável de jogadores no lançamento, ele está atrás de títulos como Split Fiction e Monster Hunter Wilds
A Ubisoft revelou recentemente que Assassin's Creed Shadows registrou mais de 2 milhões de jogadores, com seu lançamento ficando atrás apenas de Assassin's Creed Valhalla na história da empresa, sendo um alívio para ela depois de jogos como Star Wars Outlaws e XDefiant não terem obtido o desempenho comercial que ela esperava. Entretanto, parece que ainda é cedo para a Ubisoft comemorar.
O analista da MIDiA Research, Rhys Elliot, disse que "os números NÃO refletem o sucesso estrondoso que a Ubisoft precisa desesperadamente" e prevê que "devido ao escopo e equipe de desenvolvimento de Assassin's Creed Shadows, o título quase que certamente ainda conseguiu se pagar" (via PCGamesN).
A fala de Elliot faz sentido, se levarmos em conta que o game possui mais de duas horas de créditos, deixando claro que milhares de pessoas estiveram envolvidas. Quanto maior o número de profissionais trabalhando em um game, mais dinheiro é gasto nele e, consequentemente, mais cópias ele precisa vender para dar lucro.
Ainda de acordo com Elliot, a Ubisoft divulgar somente números de jogadores e não cópias vendidas deixa a situação menos transparente, pois não considera o compartilhamento de contas no PlayStation 5, que permite aos jogadores compartilharem seus jogos com um amigo, e o serviço de assinatura Ubisoft+, que permite jogar os games da empresa, incluindo Assassin's Creed Shadows, pagando um valor mensal.
Embora lançar no Steam logo de cara seja algo positivo para o jogo, Elliot comparou Shadows com o port de Ghost of Tsushima, que também é ambientado no Japão Feudal. Embora seja um port que chegou quatro anos depois de sua estreia no PS4, vendeu quase o dobro de cópias no Steam no lançamento do que Shadows, segundo dados da Alinea Analytics.
As vendas de Shadows no Steam também são fracas perto de outros lançamentos de 2025 que podem ser considerados realmente sucessos comerciais. Dados da Alinea apontam que três dias após o game da Ubisoft ser lançado, ele aparentemente vendeu 310 mil cópias no Steam. No mesmo espaço de tempo, Split Fiction vendeu 882.500 cópias na plataforma da Valve e Monster Hunter Wilds vendeu 3,7 milhões.
Falando do PlayStation 5, dados da Alinea apontam que Shadows vendeu 711,7 mil cópias em dois dias após o lançamento, enquanto que Monster Hunter Wilds vendeu mais do que o dobro disso, 1,7 milhão, no mesmo espaço de tempo.
No caso de Split Fiction, o estúdio Hazelight já informou que ele vendeu mais de 2 milhões de cópias, enquanto que Monster Hunter Wilds vendeu mais de 8 milhões de cópias em três dias, segundo a Capcom.
Apesar de ser um dos lançamentos de maior sucesso da Ubisoft, Assassin's Creed Shadows pode acabar não vendendo o suficiente para mudar a situação da empresa, o que talvez resulte nela tendo que abrir mão do controle de algumas de suas franquias.