Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atari se reinventa sem deixar o apelo retrô para trás

Produtora norte-americana busca reposicionar suas franquias clássicas nas plataformas atuais

26 jul 2023 - 08h51
Compartilhar
Exibir comentários
A Atari imaginou o futuro 50 anos atrás e agora busca reinventar suas franquias clássicas
A Atari imaginou o futuro 50 anos atrás e agora busca reinventar suas franquias clássicas
Foto: Atari / Divulgação

Mesmo quem não acompanha o mundo dos jogos conhece o nome Atari e associa a marca aos videogames, afinal a empresa norte-americana foi responsável por popularizar os consoles domésticos no começo dos anos 1970 e 80. Em 2023, a empresa busca modernizar suas franquias para o mercado atual, mas sem ignorar o apelo retrô que a marca carrega após 50 anos de história.

Foi o que explicou Ethan Stearns, vice-presidente de publicação da Atari, em entrevista ao Game On. "A Atari é uma marca com uma profunda conexão através das gerações", disse o executivo. "Para muitos, ela é cheia de nostalgia. Só de ver o logo do monte Fugi, já são levados de volta para as suas infâncias. É um sinônimo da cultura dos videogames".

"Nem todo mundo pensa na Atari quando pensa em experiências de jogo modernas, e nós queremos mudar isso", disse Ethan Stearns ao Game On
"Nem todo mundo pensa na Atari quando pensa em experiências de jogo modernas, e nós queremos mudar isso", disse Ethan Stearns ao Game On
Foto: Atari / Divulgação

Stearns diz que as pessoas na Atari de hoje trabalham para preservar esse legado e manter a marca relevante nos dias de hoje. Para isso, a companhia busca modernizar as experiências de jogos como Haunted House, um dos seus próximos lançamentos, que foi revelado no BIG Festival, evento de jogos que aconteceu em São Paulo no começo de julho.

"Nós estamos em um novo momento na companhia, que é sobre games e inovação. Esse é o espírito da Atari", frisou o executivo. "Jogos como Haunted House e Quantum: Recharged são exemplos dessa visão". Os desenvolvedores destes jogos trabalham para reimaginar clássicos e apresentá-los como coisas novas, mas sem perder a essência original.

De volta à Casa Assombrada

O novo Haunted House foi revelado no BIG Festival 2023, no Brasil
O novo Haunted House foi revelado no BIG Festival 2023, no Brasil
Foto: Atari / Divulgação

Lançado em 1981, Haunted House era um jogo revolucionário. O jogador navegava por uma mansão cheia de cômodos escuros, com um sentimento de pavor crescente. "Ele definiu muito do que seria o moderno 'survival horror'", apontou Stearns, em referência a jogos populares como Resident Evil e Silent Hill. "Nós queremos preserva esse sentimento e a Orbit Studio [produtora do novo Haunted House] implementou elementos contemporâneos de roguelite".

No novo Haunted House, as salas geradas proceduralmente e os encontros com os inimigos criam uma sensação de diversão e surpresa, e a jogabilidade furtiva mantém os jogadores concentrados, exatamente como no game original da Atari.

O novo Haunted House chega ainda este ano para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S, além do Atari VCS, console mais recente da produtora norte-americana, que roda jogos, aplicativos de streaming e outros programas, tudo em alta definição.

Jogos em cartucho... em 2023!

Mr. Run and Jump vai ganhar um cartucho oficial para Atari 2600
Mr. Run and Jump vai ganhar um cartucho oficial para Atari 2600
Foto: Atari / Divulgação

Mas enquanto se moderniza para as plataformas atuais e o mundo da distribuição digital, a Atari também olha para os fãs de jogos retrô, que têm uma predileção por mídias mais tradicionais. Para muitos deles, jogar games em cartucho é como ouvir música em um disco de vinil, uma experiência diferenciada.

De olho neste mercado, a Atari lançou nesta semana Mr. Run and Jump, um jogo de plataforma que está disponível para PC e consoles atuais e chegará em breve para Atari 2600, em formato de cartucho.

"A Atari é apaixonada pela comunidade de jogos caseiros e gostamos de servir a essa base de fãs, junto com os colecionadores", contou Stearns. "Quando vimos o que John Mikula criou com Mr. Run and Jump para o 2600, nós sabíamos que queríamos nos envolver e colaborar - não queríamos ficar de fora da diversão!".

Segundo Stearns, a Atari sempre vai buscar novas maneiras de apoiar a comunidade de consoles retrô, como fez com Mr. Run and Jump. "Esse tipo de entusiasmo e paixão compartilhada é parte integral da nossa marca e história, e ainda define quem nós somos, como Atari, hoje".

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade