Blizzard conta ao Game On mais detalhes sobre a nova expansão de Hearthstone
Conversamos com os desenvolvedores sobre Rumo ao Sonho Esmeralda
A mais recente expansão de Hearthstone, intitulada Rumo ao Sonho Esmeralda, tem lançamento previsto para 25 de março. Esta expansão promete trazer ao jogo 145 novas cartas, novas mecânicas e um aprofundamento na narrativa do universo de Azeroth.
O Game On teve a oportunidade de entrevistar dois desenvolvedores do jogo: Edward Goodwin, designer chefe, e Dez Bencosme, artista conceitual. Nesta conversa, eles compartilham detalhes sobre o processo criativo, os desafios enfrentados e as expectativas para a nova expansão.
Confira a entrevista:
Game On: A palavra-chave "Escolha Um" está sendo expandida para todas as classes nesta expansão. Como essa decisão impacta a identidade única do Druida, que tradicionalmente foi o principal usuário dessa mecânica?
Edward Goodwin: Rumo ao Sonho Esmeralda é, sem dúvida, a expansão mais "Druídica" de todas. Isso se reflete tanto no cenário quanto na essência que queremos capturar.
Desde o início, nos perguntamos: como contar essa história por meio de todas as classes? A resposta foi expandir a mecânica Escolha Um para as demais classes, tornando essa identidade do Druida presente em toda a expansão.
Mas isso levantou outra questão: se todas as classes estão recebendo um pouco da identidade do Druida, o que faz o próprio Druida se destacar? A solução foi introduzir a nova mecânica de Intensificar.
Se observarmos as cartas reveladas até agora, todas as classes utilizam Intensificar de forma ligada a Grito de Guerra ou Último Suspiro, exigindo ações específicas para aprimorar o Poder Heroico. Já o Druida recebeu algo único: um efeito de Início de Partida. Ele é a única classe com essa versão especial da mecânica, o que renova e diferencia seu estilo de jogo.
Assim, mesmo com sua essência espalhada por toda a expansão, o Druida continua sendo especial e mantendo sua identidade única no jogo.
Game On: Com tantas expansões ao longo dos anos, como a equipe busca inovar e manter Hearthstone sempre fresco tanto para jogadores veteranos quanto para novatos?
Edward Goodwin: Hearthstone acabou de completar 11 anos, e, com tanto tempo no ar, às vezes parece que já exploramos tudo dentro do universo do jogo. Mas, para mim, ainda estamos só começando.
Ainda há muitas histórias para contar, novas mecânicas para experimentar e conteúdos empolgantes para criar. A Dez pode falar mais sobre o lado artístico, mas do meu ponto de vista, não vejo isso como um desafio difícil, vejo como uma oportunidade.
Em vez de pensar no que já fizemos, focamos no que ainda podemos fazer. A pergunta não é "o que já exploramos?", mas sim "quais são as próximas ideias incríveis que podemos trazer para o jogo?" A inovação continua sendo um dos nossos maiores objetivos, e queremos sempre integrar narrativa e jogabilidade da melhor forma possível.
Dez Bencosme: É engraçado porque a forma como buscamos inovar está totalmente alinhada com o que já fazemos naturalmente na equipe.
Temos a chance de expandir o universo de Warcraft, recontar histórias sob novas perspectivas e até criar personagens inéditos que se tornam peças-chave nas expansões, mesmo sem existirem no WoW. Isso é algo muito empolgante, especialmente no lado artístico.
Além disso, sempre adicionamos novidades. A introdução das cartas assinatura, por exemplo, trouxe uma nova forma de destacar a arte e a narrativa, tornando a experiência visual ainda mais imersiva para os jogadores.
Então, sim, estamos sempre inovando e vamos continuar trazendo conteúdos novos e empolgantes. E o melhor de tudo? Além de ser divertido para os jogadores, também é para nós. No fim das contas, essa é a nossa maior motivação: criar algo que a comunidade ame tanto quanto nós amamos fazer.
Game On: Como surgiram as novas palavras-chave, Intensificar e Dádivas Sinistras?
Edward Goodwin: Sempre que criamos uma nova expansão, começamos com a pergunta: quais histórias queremos contar? O primeiro estágio do desenvolvimento é um grande brainstorm, um processo que chamamos de Blue Skies. Durante semanas, a equipe de design reúne ideias e explora diferentes conceitos até encontrar os que mais se destacam.
Em No Sonho Esmeralda, tínhamos um conflito central entre o bem e o mal, o Sonho Esmeralda contra o Pesadelo Esmeralda, pureza contra corrupção. Nosso objetivo era traduzir essa dualidade de forma envolvente dentro do jogo.
Para Intensificar, testamos diversas versões até encontrar a mecânica ideal. Já Dádivas Sinistras surgiu mais tarde no processo, quando buscávamos algo que realmente capturasse a essência do Pesadelo Esmeralda.
A escolha de palavras-chave curtas faz parte da acessibilidade e da abordagem intuitiva de Hearthstone. Queremos que o jogador entenda uma carta com um simples olhar, sem precisar ler textos longos. Esse limite que nos impomos é positivo e faz parte do DNA do jogo.
No fim, tanto Intensificar quanto Dádivas Sinistras foram mecânicas que conseguimos tornar claras, acessíveis e, o mais importante, divertidas de jogar.
Hearthstone: Rumo ao Sonho Esmeralda estará disponível no dia 25 de março