Chefe da Arkane Lyon, de Deathloop, critica Microsoft após fechamento de estúdios
Executivo classifica decisão como “apunhalada no estômago”
Após o anúncio de que o Xbox fechará quatro estúdios, incluindo a Arkane Austin, responsável por Prey e Redfall, o chefe da Arkane Lyon, Dinga Bakaba, se manifestou publicamente criticando a Microsoft pela decisão.
“Isso é absolutamente terrível”, escreveu ele. “Permissão para ser humano: para qualquer executivo que esteja lendo isto, um lembrete amigável de que os videogames são uma indústria de entretenimento/cultural e que seu negócio como empresa é cuidar de seus artistas/animadores e ajudá-los a criar valor para você”, disse Bakaba nas redes sociais (via VGC).
“Não nos jogue em apostas monetárias, não nos use como espantalhos para erros de cálculo/pontos cegos, não faça dos nossos ambientes de trabalho selvas darwinistas. Vocês dizem que os deixamos orgulhosos quando fazemos um bom jogo. Deixe-nos orgulhosos quando os tempos estiverem difíceis. Nós sabemos que vocês podem, já vimos isso antes”, continuou.
“Por hora, grandes equipes estão se encerrando diante de nossos olhos novamente, e é uma apunhalada no estômago. Lyon está segura, mas por favor, tenham tato e discernimento sobre tudo isso, e respeite a voz das pessoas afetadas e deixe espaço para serem ouvidas, é a história delas para contar, os sentimentos delas para expressar”.
Juntamente com a Arkane Austin, serão fechados Tango Gameworks, Alpha Dog Games e Roundhouse Studios.
Sobre a Arkane Lyon, ela trabalhou recentemente em Deathloop e atualmente vem desenvolvendo um jogo baseado no personagem Blade, da Marvel.