Como a arte uniu personagens da Warner Bros. em MultiVersus
Diretor de arte conta como foi dar vida ao universo compartilhado do game de pancadaria
Após um período estendido de desenvolvimento, o game de pancadaria MultiVersus finalmente está pronto e disponível novamente para os jogadores. Ao melhor "estilo Super Smash Bros.", o jogo reúne personagens das mais variadas franquias da Warner Bros., desde heróis de cartoon, como a turma do Scooby-Doo e da Hora da Aventura, até personagens do cinema, TV e do esporte: Arya Stark, de Game of Thrones, e Lebron James, de Space Jam e da NBA, podem trocar sopapos com Coringa, Jason e o Agente Smith.
Criar uma identidade visual própria e ao mesmo tempo respeitar essas franquias icônicas e tão diferentes é um dos trunfos do jogo. Hicham Habchi, diretor de arte do título, contou ao Game On que "o desafio era fazer com que eles ganhassem vida em um mesmo mundo, criar algo que funcionasse bem para todos".
Por isso, Habchi e seu time optaram pelo visual estilizado e cartunesco para as proporções dos personagens. "Assim podemos ter Lebron, os personagens de Game of Thrones e os Looney Toones no mesmo lugar, com as aparências das diferentes franquias presentes no mesmo mundo". O diretor explicou que durante a produção, passaram por diferentes tentativas até chegar ao resultado que vemos atualmente.
Os personagens de MultiVersus contam com poderes e equipamentos únicos, mas acabam se encaixando em arquétipos específicos conforme seu estilo de jogo. Uns são mais dedicados ao ataque, enquanto outros absorvem dano ou adotam um papel de suporte, curando ou melhorando os atributos dos colegas de equipe. Esses papéis são levados em conta pelos artistas quando elaboram os traços de cada personagem.
"Nós olhamos suas habilidades e movimentos para entender o que o personagem faz e, assim, definir suas proporções", contou o diretor de arte. "Por exemplo, no lançamento nós temos Jason, de Sexta-Feira 13, que é um personagem robusto e mais pesado. Esses detalhes nos ajudam a pensar na sua silhueta e aparência no jogo".
O feedback dos jogadores que participaram do período de Teste Beta em 2022 também foi levado em conta pelo time de arte de MultiVersus. "Nós monitoramos o feedback para ver o que podemos melhorar no visual do jogo. Aprimoramos a iluminação, o estilo das texturas, deixamos o jogo mais impactante e acrescentamos mais detalhes aos personagens", apontou Habchi. "Também vamos revelar mais mapas para o jogo, com visuais aprimorados".
Mesmo antes de trabalhar em MultiVersus, Habchi sempre foi fã da DC Comics e chegou, inclusive, a desenhar capas para quadrinhos do Batman, que é seu personagem favorito no game! "Eu gosto das outras franquias, mas eu sou um fã da DC. Gosto de ler os quadrinhos, já fiz capas para eles, e uso as HQs da DC como referência ao desenhar personagens".
Para o diretor, ver seus desenhos ganharem vida no jogo com as vozes de Mark Hammil e Kevin Conroy, que dublaram o Coringa e o Batman, respectivamente, é uma experiência fantástica – este foi um dos últimos trabalhos de Conroy no papel do Cavaleiro das Trevas, antes do ator falecer em 2022. Enquanto Batman está entre os primeiros lutadores revelados e é um dos favoritos dos jogadores desde o Teste Beta, o Palhaço do Crime é a mais recente adição, chegando ao jogo no lançamento, que rolou em 28 de maio.
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Gratuito para jogar, MultiVersus está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.