Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como Mortal Kombat trouxe super-heróis de volta para os jogos de luta

Mortal Kombat vs DC Universe reuniu kombatentes, heróis das HQs e influenciou o futuro da franquia

28 jul 2023 - 10h00
(atualizado às 10h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Mortal Kombat vs. DC Universe foi lançado em novembro de 2008 e reabriu as portas para super-heróis em jogos de luta
Mortal Kombat vs. DC Universe foi lançado em novembro de 2008 e reabriu as portas para super-heróis em jogos de luta
Foto: Reprodução / Midway

Mortal Kombat já tem a tradição de trazer convidados famosos para seu elenco, e os primeiros trailers do próximo jogo da franquia mostram que agora não será diferente: Mortal Kombat 1 contará com personagens como Capitão Pátria, Pacificador e Omni-Man, que será dublado por J. K. Simmons.

E essa tradição não é algo novo. Ela começou há 15 anos em um inesperado crossover entre MK e DC Comics.

Mortal Kombat vs. DC Universe

No início dos anos 2000, a Midway, criadora de Mortal Kombat, vivia uma crise. Apesar do sucesso dos primeiros jogos, os títulos 3D protagonizados por Scorpion e Sub-Zero perderam relevância para games como Virtua Fighter, Soulcalibur e Tekken. Além disso, a jogabilidade de Mortal Kombat Armageddon e Deception, por exemplo, era consideravelmente mais complicada e lenta quando comparada aos jogos mais clássicos da franquia.

Em 2007, Ed Boom, o criador da série, queria um "retorno às origens" e também criar um jogo mais sombrio e violento do que nunca. Porém, durante o processo de pré-produção, a Midway fechou um acordo com a DC Comics, em que surgiu a ideia de unir as marcas Mortal Kombat e DC em um mesmo jogo: surgia o projeto Mortal Kombat vs. DC Universe.

Por um lado, Ed Boom cumpriu sua promessa. Mortal Kombat vs. DC Universe tem mecânicas de jogo bem mais parecidas com as dos primeiros MKs, com movimentação 2D, lutas rápidas e muitos combos. Porém, por outro lado, a licença da DC exigia que o jogo tivesse menos violência, não só durante as lutas como também nos famosos Fatalities.

Alguns deles, por exemplo, tinham ângulos de câmera que mostravam a morte de modo menos explícito. Ainda, os heróis da DC executavam os chamados "heroic brutalities", finalizações violentas mas que não matavam seus oponentes, enquanto os fatalities ficavam à cargo dos vilões. Com isso, Mortal Kombat vs. DC Universe foi o primeiro jogo da franquia Mortal Kombat a ter classificação "Teen" (13 anos) ao invés da "Mature" (17 anos) dos primeiros games.

Retomando tradições

Dez anos antes de Scorpion, Sub-Zero, Sonya, Super Homem, Batman e Mulher-Gato trocarem socos, a Capcom colocou seus personagens em lutas contra os heróis e vilões da Marvel em três games de sucesso, lançados entre 1996 e 1998. Porém, ao contrário dos games da série "vs.Capcom", cujas brigas aconteciam apenas "porque sim", Ed Boon e sua equipe se preocupavam em dar uma razão à elas.

Para isso, roteiristas de quadrinhos foram contratados para ajudar na criação de um modo campanha cinemático que partia do ponto de vista ou dos personagens da DC ou dos de Mortal Kombat. Dessa forma, a trama avançava em cenas animadas entre as lutas, mostrando motivos e consequências. Essa estrutura foi a base dos games seguintes de Mortal Kombat - e sua influência já pode ser percebida no lançamento deste ano ano.

Para o alto e avante

Lançado para PlayStation 3 e Xbox 360, Mortal Kombat vs. DC Universe foi o último suspiro da antiga Midway Games, que fechou as portas mesmo com o sucesso comercial do jogo. Ainda assim, ele deixou uma herança muito positiva: em primeiro lugar, a Warner Bros. Interactive Entertainment comprou a Midway, que se transformou na NetherRealm Studios; em segundo, ele pavimentou o caminho para o desenvolvimento de Injustice: Gods Among Us, lançado em 2013 para PlayStation 3, Xbox 360 e Wii U.

A experiência adquirida com Mortal Kombat vs. DC Universe também foi fundamental para o desenvolvimento do Mortal Kombat de 2011 (também conhecido como Mortal Kombat 9), um dos títulos de maior sucesso de toda a franquia. Ou seja, a rivalidade entre Liu Kang e Shang Tsung que é contada nos dias atuais foi diretamente inspirada pelas batalhas entre Super Homem e Lex Luthor e entre Batman e Coringa presentes naquele jogo de 2008.

Mortal Kombat 1 chega em 19 de setembro para PC, PlayStation 5, Switch e Xbox Series X|S. 

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade