Conheça jogos parecidos com Hades
Sequência do game de 2020 foi disponibilizada em Acesso Antecipado em maio
Desenvolvido pela Supergiant Games, Hades foi lançado em 2020 e conquistou público e crítica, concorrendo inclusive ao prêmio Game of the Year no The Game Awards. Recentemente, Hades 2 foi disponíbilizado em Acesso Antecipado no Steam e reacendeu o interesse da comunidade.
O primeiro jogo se destacou por trazer elementos clássicos dos jogos roguelike, como um alto nível de desafio, inseridos em uma excelente e divertida narrativa. Hades coloca os jogadores no papel do filho de Hades, Zagreus, enquanto tenta escapar do Submundo. Cada vez que o protagonista falha em sua missão, ele precisa recomeçar do zero, levando apenas uma ou outra melhoria.
Hades conseguiu cativar muitos jogadores e apresentar uma nova leva de fãs ao estilo roguelike. Separamos outros cinco jogos que vão agradar quem curtiu o título da Supergiante Games.
Jogos parecidos com Hades
Curse of the Dead Gods
Para abrir a lista, Curse of the Dead Gods é, talvez, o jogo mais parecido possível com Hades. A começar pela câmera que traz uma visão isométrica. Além disso, a narrativa brinca com elementos envolvendo divindades e seus poderes. Aqui, você irá controlar um personagem explorando cavernas em busca de poderes que o levaram para uma vida eterna.
Dead Cells
Dead Cells é um roguelike de 2018 que também traz elementos de metroidvania. Assim como Hades, o jogo da Evil Empire traz um combate dinâmico e acelerado. Além disso, os jogadores terão que pensar em cada escolha de arma ou melhoria que fazem em cada uma de suas jornadas. Por fim, Dead Cells já completou 6 anos, mas ainda se mantém atualizado com conteúdos inéditos.
The Binding of Isaac
The Binding of Isaac é um roguelike que não se preocupa tanto com a história, mas oferece um nível de desafio alto. O jogador controla um personagem que explora diversas cavernas e encontra poderes que modificam sua forma de enfrentar as mais variadas criaturas que aparecem pelo caminho. Assim como Hades, os mapas e inimigos são gerados de forma procedural e aleatória.
Enter the Gungeon
Enter the Gungeon tem uma jogabilidade parecida com a do jogo anterior, mas utiliza elementos de shooter para que o personagem avance pelos mapas. As habilidades que o jogador irá coletar envolvem armas de fogo. Entretanto, ao contrário de shooters mais clássicos, aqui é possível se esquivar, pular e ter uma dinâmica maior.
Transistor
Para fechar a lista, Transistor é uma bela opção para quem quer algo parecido com Hades. O jogo foi desenvolvido pela Supergiant Games é é um precursor espiritual do game de Zagreu. Nele, a desenvolvedora trouxe diversos elementos que seriam a base para Hades seis anos depois.
O que é um jogo Roguelike?
Apesar de ter ganhado maior popularidade nos últimos anos, o conceito de jogos roguelike está presentes desde as primeiras gerações de videogames. O subgênero tem como base a exploração de cenários gerados de forma aleatória e o principal objetivo é combater criaturas cada vez mais fortes.
Além disso, outra característica de jogos roguelike é o recomeço do zero a cada morte. Entretanto, nos últimos anos, alguns jogos adaptaram esse conceito e trouxeram alguns elementos de progressão permanente – este é o caso de Hades. Ainda que a cada jornada o jogador tenha que escolher armas e poderes, algumas melhorias podem ser realizadas no fim da “run”.
Neste caso, em que o jogo oferece algum tipo de manutenção de progressão, foi criado uma nova subcategoria: roguelite. De forma resumida, os jogos deste estilo são uma versão roguelike menos punitiva e mais imersiva.