Conheça o anime de Dragon’s Dogma
Animação foi lançada em 2020 na Netflix e dividiu opiniões
A franquia Dragon's Dogma vem ganhando cada vez mais visibilidade com o lançamento iminente de Dragon's Dogma 2, que chega ao PC e consoles da atual geração o próximo dia 22 e deve ser um dos melhores jogos do ano.
Mas além do jogo original, a Capcom também apostou suas fichas em uma animação, que estreou na Netflix em 2020 e recebeu avaliações mistas.
Uma história um tanto... diferente
A história do anime de Dragon's Dogma acompanha Ethan, um homem simples que, enquanto caçava, ouviu gritos na direção de seu vilarejo. Ao chegar lá, ele se encontra no meio de um ataque provocado por um grande e poderoso dragão vermelho. As chamas do dragão destroem tudo na vila, ceifando a vida de todos os moradores, incluindo a esposa grávida e o filho adotivo de Ethan.
O protagonista tenta enfrentar o dragão, mas sucumbe ao poder do gigante alado. Caído, o dragão rasga o peito de Ethan, se alimentando do coração do homem e deixando-o à beira da morte. O protagonista é salvo pela misteriosa Hannah, uma “peão” de outra dimensão, que diz ser invocada para acompanhar o Nascen, aquele que é predestinado a matar o dragão.
Durante sete episódios, o anime acompanha as aventuras de Ethan e Hannah pelo universo de Gransys, fielmente reproduzido dos RPGs da Capcom. Apesar de trazer muitas referências que só os fãs do jogo vão entender, a adaptação tenta expandir a história de Dragon’s Dogma para um público mais “casual”.
Visuais e narrativa
Os visuais do trazem uma atmosfera visceral e medieval, apesar de usar um CGI duvidoso em algumas cenas. Como a maioria das animações inspiradas por jogos disponíveis no catálogo da Netflix, Dragon’s Dogma apresenta um mundo mais “maduro” que o jogo, por apresentar cenas de extrema violência, sangue e relações sexuais.
No entanto, ao tentar abordar temas morais e filosóficos, o anime acaba tropeçando na sua própria narrativa, gerando arcos desnecessários e com pouca graça. Cada episódio de Dragon’s Dogma é inspirado nos setes pecados capitais e, apesar de parecer uma boa ideia, a execução é feita com um certo amadorismo e infantilização, mostrando uma certa arrogância por parte dos roteiristas.
Atualmente, o anime tem a aprovação de 83% dos críticos no famoso Rotten Tomatoes, mas a aprovação dos usuários é de apenas 39%. O anime serve como uma ferramenta interessante para os novatos no universo de Dragon’s Dogma, mas também corre um certo risco de gerar desinteresse naquilo que realmente importa: os jogos.
Dragon's Dogma está disponível na Netflix. Apesar dos problemas, pode ser uma ótima maneira de se preparar para o lançamento de Dragon's Dogma 2, que acontece em 22 de março no PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.