Dark and Darker Mobile leva extração, battle royale e masmorras para o celular
Game On viajou até a Coreia do Sul para experimentar, em primeira mão, a nova aposta da publisher de PUBG: Battlegrounds
Logo quando desembarquei em Seul, minha mente foi invadida pelo pensamento de que eu nunca estive tão longe de casa. Nunca havia imaginado estar. Uma pesquisa rápida me mostrou que eram quase 18 mil quilômetros – isso se considerada uma distância direta, o que definitivamente não era o caso após algumas conexões. Fui até lá para jogar a próxima aposta da Krafton, publisher de PUBG: a versão mobile de Dark and Darker.
A capital sul-coreana parece uma cidade do futuro, seja pela impressionante densidade de prédios, seja por carros e outras tecnologias ainda raras por aqui. Gangnam-gu, bairro que inspirou a popular música de Psy, Gangnam Style, seria minha casa nos próximos dois dias. O bairro carrega semelhanças com alguns centros de negócios de São Paulo, mas essas semelhanças não vão muito longe.
E nada melhor do que conhecer um país pela sua culinária. A Krafton sabe disso, e logo mostrou um dos melhores lados da Coreia do Sul, o popular churrasco. Era a entrada perfeita. No dia seguinte, era a vez de conhecer a sede da empresa, que ocupa quatro andares no topo da Torre Leste do Centerfield. Cafeterias, restaurantes, salas de jogos, onde acontece até um campeonato interno de PUBG: Battlegrounds – que já revelou um inesperado talento no departamento financeiro da empresa –, salas de descanso, chuveiros: seria fácil viver ali.
Mas a estrela do dia era Dark and Darker Mobile. A mistura de RPG, jogo de extração e battle royale já existe no PC e pode parecer confusa de início pela quantidade de informações, mas é a grande aposta do estúdio Bluehole e da Krafton para o mercado dos dispositivos móveis, que segue em crescimento constante, principalmente no oriente.
Repensado para celulares
Dark and Darker Mobile tem diferenças importantes quando comparado à versão de PC, e a mais significativa delas é a perspectiva em terceira pessoa, com visão sobre o ombro. Essa mudança é essencial nos dispositivos móveis, por permitir que os jogadores tenham melhor noção do que acontece no entorno e possam responder às situações de forma mais ágil.
Adaptar o jogo do PC para os dispositivos móveis foi um dos maiores desafios dos desenvolvedores e é uma preocupação constante do produtor Joon Seok Ah, com quem conversamos. "Não é simplesmente pegar o jogo de PC e transportá-lo para os dispositivos móveis. Nós criamos nossa própria versão. Uma das nossas maiores dificuldades é em relação às características dos dispositivos móveis: eles são pequenos, o que torna a adaptação aos controles mais complicada, e a tela é mais escura, então há menos visibilidade", revelou – são dois problemas parcialmente corrigidos pela perspectiva em terceira pessoa escolhida pelo estúdio. "Outra questão foi em relação à dificuldade do jogo em si, principalmente o fato de o jogador perder tudo ao morrer. Acho que esse é o principal desafio para aqueles mais casuais", complementa.
Dark and Darker Mobile é um jogo desafiador em sua essência, o que pode afastar os jogadores casuais, que representam a maioria nas plataformas móveis. Segundo o produtor, "se a jogabilidade hardcore deixar apenas a minoria dos jogadores satisfeita, nós definitivamente iremos mudar de direção para algo mais intermediário".
Perder tudo ao morrer será o maior temor de qualquer um que se aventurar por Darker and Darker Mobile quando o jogo for lançado. Durante nosso período de teste, foi decepcionante perceber que qualquer erro pode ser severamente punido. Mas recomeçar, descobrindo novas formas de preservar os itens e ouro, tem seu charme. Para facilitar um pouco as coisas, o jogo tem um baú que é compartilhado entre todos os personagens da conta, algo que os jogadores precisarão sempre ter em mente para não colocar tudo a perder, mas que pode não ser o suficiente para os mais casuais.
Entrando na masmorra
No teste, havia cinco classes à disposição, além de uma sexta que deve chegar no lançamento oficial ou pouco depois. São as classes clássicas de um RPG de ação: Bárbaro, Caçador – classe que mais exigiu atenção dos desenvolvedores, por ser a mais difícil de adaptar para os dispositivos móveis – , Clérigo, Ladino, Guerreiro e, ainda não disponível, Mago. Foi possível criar livremente nossos personagens, com um grau básico de personalização, e começar nossa aventura, inicialmente solitária, pelas Cavernas dos Goblins. No início, é um jogo bastante simples: é preciso derrotar alguns inimigos, saquear itens para o personagem e para cumprir missões, tomar cuidado com outros jogadores e encontrar o ponto de extração conforme o mapa vai se estreitando, como num battle royale.
As coisas começam a esquentar quando o Castelo Esquecido é liberado. Na região, é necessário formar grupos de três jogadores, e o PvP começa a ser um elemento mais presente e ameaçador. Além disso, os inimigos são mais poderosos e exigem um bom trabalho em equipe. O objetivo é sempre o mesmo, e cumprí-lo ajudará na evolução do personagem. Conforme o personagem fica mais poderoso, novas áreas e níveis de dificuldade – quatro ao todo – são desbloqueados, o que deixa o jogador sempre com aquela vontade de "só mais uma".
Conforme evolui de nível, o personagem ganha acesso à habilidades ativas e passivas. São elementos que, além de permitirem uma personalização de acordo com o estilo do jogador, dão bastante flexibilidade. Além disso, há diversos NPCs no menu do jogo, que vendem equipamentos, armas, itens e muito mais. É possível evoluir o relacionamento com esses NPCs, liberando ainda mais possibilidades. Em resumo, há sempre o que fazer em Dark and Darker Mobile.
Planos para o futuro
E se todo esse conteúdo não parecer suficiente depois de algum tempo, o produtor Joon Seok Ah revela que já existem planos pós-lançamento. "Uma das coisas mais divertidas do jogo é a possibilidade dos jogadores combinarem várias classes. A outra, é poder se aventurar. Então nós estamos trabalhando em vários mapas e também vamos adicionar várias classes, como Mago, Feiticeiro e Druida. Não sei em que ordem elas chegarão, mas com certeza teremos elas no futuro". Além disso, os jogadores podem esperar por novos modos PvE – há um modo arena no jogo, que não estava disponível nos testes mas que promete horas e horas de diversão para os fãs de um bom e velho combate.
Atualmente, uma das grandes preocupações da comunidade são as microtransações. Dark and Darker Mobile é propício para receber passes de temporada e vários outros conteúdos pagos, e já existe uma estrutura no jogo para isso. Joon Seok Ah garante que essa não precisa ser uma preocupação. "Queremos maximizar a diversão e não vamos nos concentrar no modelo Pay to Win. Definitivamente, queremos chegar ao melhor modelo, um que permita a todos os jogadores aproveitar o jogo."
O feedback da comunidade tem sido importante nessa etapa do desenvolvimento – recentemente, o jogo recebeu um Teste Beta na Coreia do Sul e deve ter um teste aberto para mais países em breve. "Estamos nos esforçando muito no desenvolvimento do jogo e, nesse processo, acho que a comunidade é muito importante. Recebemos muitas ideias, para novas classes e mapas, e muitos comentários ressaltando as qualidades do jogo, principalmente sobre sua divertida jogabilidade. Ao mesmo tempo, recebemos alguns comentários negativos, como o equilíbrio dos itens e das classes, então definitivamente precisamos olhar para isso", finaliza o produtor.
Desenvolvido em Unreal Engine 5, a Krafton garante que o jogo não exigirá muito dos dispositivos móveis e terá um bom alcance. Nossos testes foram em um poderoso Galaxy S23, mas com diversos tipos de configurações diferentes, o jogo deve ser viável para smartphones que já têm dois ou três anos.
Já era hora de me despedir e voltar para casa, com um gostinho de "quero mais". Ainda não há uma data específica de lançamento para Dark and Darker Mobile, mas a previsão do estúdio é que ela aconteça no final de 2024 ou no início de 2025.