Demissões na Microsoft podem ter afetado Call of Duty Warzone Mobile
Outro jogo que talvez tenha sido impactado pelo corte recente é Warcraft Rumble, da Blizzard
As novas demissões feitas pela Microsoft esta semana, resultando no desligamento de 650 funcionários na divisão de jogos, aparentemente afetaram os jogos Call of Duty Warzone Mobile e Warcraft Rumble.
Embora o chefe da Microsoft Gaming, Phil Spencer, tenha dito que nenhum jogo foi cancelado ou estúdio foi fechado desta vez, a Game File relatou (via IGN) que, apesar da maioria das demissões ter ocorrido em cargos corporativos e de suporte da Activision Blizzard, as equipes destes dois jogos foram impactadas pelo corte de pessoal.
No caso de Call of Duty Warzone Mobile, o jogo aparentemente não atingiu as expectativas da Activision, apesar de ter obtido 50 milhões de pré-registros. O jornalista Stephen Totilo, da Game File, disse que Warzone Mobile "não teve tanto sucesso quanto o esperado" e embora permaneça online, sua equipe "está sendo reduzida".
Falando de Warcraft Rumble, que também é um jogo mobile, ele teve um bom lançamento em novembro de 2023, mas o interesse nele parece ter diminuído desde então. A equipe dele foi impactada pelas demissões, segundo Totilo, mas o jogo continuará online, passando a ter atualizações e melhorias feitas sem a necessidade de lançar uma versão totalmente nova dele.
Tais cortes relacionados com estes dois jogos, conforme informado por Totilo, não têm relação com a compra da Activision Blizzard, mas sim com o que Phil Spencer, chefe da Microsoft Gaming, disse quando mencionou a necessidade de "adaptar às mudanças de prioridades e gerenciar o ciclo de vida e o desempenho dos jogos”, na mensagem enviada aos funcionários quando anunciou as demissões.
Um dos motivos que fez a Microsoft adquirir a Activision Blizzard foi justamente a força que a empresa mostrou no cenário mobile, mesmo porque a compra incluiu a King, criadora do incrivelmente popular Candy Crush. Contudo, segundo Totilo, as empresas na indústria de jogos estão começando a recuar da ideia de fazer jogos de celular vinculados até mesmo às suas principais franquias, pois consideram ser um mercado mais difícil de prosperar do que o esperado.