Desenvolvedores de Celeste cancelam seu novo game, Earthblade
Disputa interna entre membros da equipe causou o cancelamento do game
Caso você tenha gostado de Celeste e estava aguardando ansiosamente pelo próximo jogo de seus criadores, Earthblade, saiba que infelizmente ele foi cancelado.
Em uma postagem realizada em seu blog, a Extremely OK Games anunciou que o game não verá a luz do dia, com a diretora de pesquisa e desenvolvimento, Maddy Thorson, detalhando a razão por trás da decisão e o que o futuro reserva para o estúdio.
"No fim do mês passado, Noel [Berry, programador na Extremely OK Games] e eu tomamos a difícil decisão de cancelar Earthblade", disse Thorson (via IGN).
Em algum momento no ano passado, houve uma disputa entre Thorson, Berry e o diretor de arte Pedro Medeiros sobre os direitos da IP de Celeste. Não foram dados detalhes a respeito disso, apenas que foi alcançada uma resolução e que Medeiros deixou a equipe, estando agora trabalhando em um jogo separado chamado Neverway.
A disputa permitiu que Thorson e Berry olhassem com mais afinco a situação de Earthblade, com eles descobrindo que o projeto não estava saindo da forma como gostariam.
"Noel e eu também começamos a refletir sobre como vinha sendo trabalhar no jogo no dia a dia e percebemos que tem sido uma luta por um longo tempo. Claro, trabalhar em um projeto por tanto tempo está fadado a se tornar uma tarefa árdua, mas isso parece um problema mais profundo."
Thorson disse que o sucesso de Celestre "colocou pressão sobre nós para entregar algo maior e melhor com Earthblade, e essa pressão é em grande parte o motivo pelo qual trabalhar nisso se tornou tão exaustivo". Por fim, a disputa com Medeiros "nos deu clareza para ver que perdemos o rumo e a oportunidade de admitir a derrota".
Sobre o que virá a seguir para a Extremely OK Games, Thorson e Berry estão fazendo protótipos de novas ideias novamente, como forma de tentar retornar a um processo de desenvolvimento de jogos parecido com o feito em Celeste e TowerFall.