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Destiny 2: Queda da Luz é boa expansão, mas poderia ser melhor

Novo capítulo do game da Bungie acerta mais do que erra, mas faz o bastante para manter a comunidade engajada?

15 mar 2023 - 09h53
(atualizado às 11h50)
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A Queda da Luz promete ser 'o começo do fim' da saga criada pela Bungie
A Queda da Luz promete ser 'o começo do fim' da saga criada pela Bungie
Foto: Bungie / Divulgação

Destiny deu início ao reinado dos 'live games' em um distante 2014 e enquanto sua sequência segue firme de 2017 para cá, outros jogos do gênero tentaram mas ficaram pelo caminho. Agora, a Bungie prepara o começo do fim de seu 'plano de 10 anos' com a recém-lançada expansão A Queda da Luz.

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A campanha de A Queda da Luz se passa em um mundo bem diferente do que os jogadores de Destiny estão acostumados: após os eventos (incríveis) do final da expansão anterior, os guardiões chegam em Netuno, onde encontram uma cidade humana, Neomuna, uma colônia perdida e isolada nos confins do sistema solar.

A cidade de Neomuna é colorida e vibrante, com um estilão meio cyberpunk. Há poucos personagens com quem interagir em suas ruas e terraços, o que é uma pena: eles são estilosos e parecem vindos de uma HQ de Jack Kirby, seria legal ver mais dos habitantes de Netuno. Em termos de história, porém, a campanha não é das melhores que Destiny 2 já recebeu, parecendo quase um filler antes dos eventos que realmente importam começarem.

A metrópole meio fantasmagórica também oferece muita navegação vertical e transversal, usando os poderes das novas subclasses de Filamento, além de novos tipos de inimigos, alguns bem poderosos e irritantes - sim, Tormentors, estou falando de vocês.

As novas subclasses não são tão legais logo de cara como as originais. Para quem é acostumado a jogar como Titã, por exemplo, a ideia do personagem se tornar super ágil e sair cortando inimigos com uma espada, é meio esquisita. Para isso já haviam os caçadores, não é mesmo? Mas com algum avanço, elas se tornam mais poderosas e suas habilidades mais recompensadoras.

Ótimo momento para retornar

Novas subclasses demoram para convencer os jogadores de suas vantagens
Novas subclasses demoram para convencer os jogadores de suas vantagens
Foto: Bungie / Divulgação

Embora Destiny 2 tenha uma comunidade fiel de jogadores, que abraçaram o sistema de temporadas, a trama episódica cada vez mais complexa e, é claro, as novas armas, armaduras e eventualmente, subclasses de personagem, muita gente parou de jogar ao longo dos anos, afastada por falta de tempo e por não conseguir lidar justamente com essa complexidade crescente. Uma nova grande expansão é, geralmente, o momento ideal para retornar ao game.

Uma das propostas de Destiny 2: A Queda da Luz era exatamente simplificar as coisas, deixar a progressão mais simples de entender para que todos os jogadores, seja os que retornaram após muito tempo distantes, os recém-chegados ou os veteranos sempre presentes, pudessem se divertir e aproveitar o que o jogo traz de melhor: suas missões desafiadoras e tiroteios cooperativos empolgantes.

Novos inimigos são poderosos e podem frustrar os jogadores inexperientes
Novos inimigos são poderosos e podem frustrar os jogadores inexperientes
Foto: Bungie / Divulgação

Nesse sentido, a Bungie conseguiu o que queria. As novas mecânicas de progressão são melhor apresentadas, assim como o sistema de produção de itens. Ajustes na forma que se fazem as 'builds' das armas e nos modificadores deixaram o jogo mais acessível, não pela facilidade, mas por explicar melhor como as coisas funcionam. Mesmo os jogadores mais experientes vão reconhecer que o sistema de mods era, no mínimo, exotérico.

Também há mais variedade nas atividades 'end game', aquelas missões e tarefas para quem já completou a campanha. Há missões adicionais com novos desafios e cenários, principalmente na busca pelas novas armas exóticas. Uma nova incursão já está disponível, o desafio definitivo para os jogadores experientes. E o conteúdo de temporada, com o foco na efesa final da Terra contra a destruição, mostra o potencial narrativo da Bungie e deve resultar em uma aventura mais inspiradora do que a campanha da expansão.

Considerações

Embora as novas subclasses não sejam as mais legais que Destiny 2 já recebeu e a campanha em Netuno tenha deixado a desejar, Queda da Luz acerta na renovação dos sistemas do jogo e tem tudo para continuar melhorando nos próximos meses.

Destiny 2: A Queda da Luz - Nota 8
Destiny 2: A Queda da Luz - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

Para os guardiões veteranos que estão sempre presentes nas aventuras de Destiny 2, a expansão pode ser um tanto decepcionante em um primeiro momento, mas como em várias outras ocasiões, a Bungie acerta mais do que erra em Queda da Luz e tem tudo para continuar evoluindo a saga da Luz e da Treva rumo ao seu grande final.

Destiny 2: A Queda da Luz está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Fonte: Game On
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