Diretor de arte de Astro Bot conta detalhes sobre a criação do jogo
O Terra Game On teve a oportunidade de conversar com Sebastian Brueckner, diretor artístico de Astro Bot
Lançado em 6 de setembro, Astro Bot é uma grande aventura 3D que rapidamente se tornou popular entre os jogadores no PlayStation 5, graças sobretudo ao incrível trabalho da equipe de desenvolvimento, o Team Asobi. Inicialmente um pequeno time responsável por tech demos para PlayStation 4, o estúdio cresceu e agora entrega uma produção de destaque do PlayStation 5.
O Terra Game On teve a oportunidade de conversar com Sebastian Brueckner, diretor artístico de Astro Bot, que nos contou um pouco sobre sua trajetória na indústria dos games, assim como vários detalhes sobre o mais recente projeto do Team Asobi.
Sebastian inicialmente explicou como ele entrou para o mundo dos games: "Eu comecei no Studio Liverpool, na Inglaterra, e eu trabalhei lá para a Sony. Essencialmente eu trabalhei em Wipeout, e passei 1 ano em Amsterdam para ajudar em Killzone 2, foi muito divertido... A partir daí, nós continuamos a trabalhar em Wipeout, e lançamos uma linda versão para o PlayStation Vita, foi ótimo."
Então, por volta de 2012, o Studio Liverpool foi reestruturado e se transformou na desenvolvedora hoje conhecida por Firesprite. Foi nessa fase de mudanças e reestruturações que Sebastian Brueckner deixou a Firesprite para ser contratado pela Team Asobi:
"Na época o Team Asobi era um grupo relativamente pequeno de pessoas, tinha vários programadores e designers, mas eles não tinham um grande time de arte na época, e havia outros grandes projetos para lançar para o PS4", contou Brueckner. "Então o tempo se tornou crucial, e o produtor na época (que agora é o chefe do estúdio), Nicolas (Nicolas Doucet, atual diretor criativo), ao procurar um time para a arte, encontrou um na Firesprite onde eu fazia parte na época, e nós começamos a fazer juntos o game The Playroom."
Uma das maiores atrações de Astro Bot é, sem dúvida, a possibilidade de resgatar os bots VIPs, os robozinhos baseados em personagens famosos de games PlayStation. Bruckner confimou que a história e a importância dos exclusivos de consoles PlayStation tiveram grande influência na experiência de Astro Bot, porém, ele explicou que a inserção desses bots se mostrou um grande desafio, pois não bastava apenas colocá-los lá, havendo a necessidade de adaptá-los ao próposito de Astro Bot.
"A parte mais difícil do ponto de vista do design foi pegar a essência de um do jogo de referência e fazê-la funcionar em nossa, digamos, galáxia, nosso universo...esse foi realmente o desafio, nós conseguiremos incluir isso do jeito certo?"
O diretor de arte revelou que Kratos foi um dos primeiros bots VIP a serem criados em Astro Bot, e isso também foi graças a excelente colaboração que o Team Asobi tem com outros estúdios da Sony, como a Santa Monica, responsável pela franquia God of War. Em seguida, Brueckner resumiu o processo de inserção dos bots VIPs e como eles influenciam na experiência de jogo.
"Primeiro fizemos um protótipo de cada um desses poderes que achamos que poderiam funcionar, então testamos e experimentamos...por exemplo, o machado do Kratos rolou muito bem, receber o machado de volta na sua mão é um grande momento e uma ótima sensação háptica, jogá-lo dá um sensação muito boa, similar aos gatilhos hápticos quando você aciona o arco do trovão na fase da Aloy, você pode realmente sentir a pressão sobre o arco para atirar a flecha."
Por fim, Sebastian explicou que Astro Bot é uma grande mistura de cultura pop, com todo tipo de referências vindas de várias fontes de inspiração, não apenas games. O diretor de arte também revelou que jogos fazem parte do dia a dia do estúdio.
"Nós no estúdio amamos jogar videogames, e acho que isso é das razões porque o estúdio é sensacional."
Astro Bot já está disponível, exclusivamente para PlayStation 5.