Dishonored 2 salvou a Arkane, mesmo vendendo menos do que a Bethesda esperava
Custo elevado de produção do jogo, que foi mais caro do que Skyrim, também não impediu que ele ajudasse a desenvolvedora
Um ex-funcionário da Arkane disse que Dishonored 2 custou mais para ser feito do que The Elder Scrolls V: Skyrim e teve dificuldades nas vendas, mas mesmo assim foi essencial para salvar o estúdio.
Julien Eveillé, que trabalhou na garantia de qualidade em Dishonored 2 e como designer em Dishonored: Death of the Outsider, disse à PC Gamer (via IGN) que o jogo teve um desempenho financeiro abaixo do que era esperado, mas forneceu um "selo de qualidade" ao estúdio, que era considerado responsável por fazer "os jogos mais refinados de todo o catálogo da Bethesda".
Eveillé explicou que a Bethesda questionou a viabilidade da franquia devido às vendas decepcionantes de Dishonored 2 e Death of the Outsider.
"Foi um pouco estranho e bizarro. Acho que quando a Bethesda estava olhando para os números, eles pensaram, 'Ok, Skyrim vendeu muito. E custou menos que Dishonored 2 para fazer'. Então eles estavam questionando", disse ele.
"Do ponto de vista de gastos, faz sentido fazer essas perguntas de, 'Por que deveríamos continuar com você?', mas sabíamos que tínhamos uma espécie de proteção do tipo selo de qualidade, desenvolvendo o que talvez fossem considerados os jogos mais refinados de todo o catálogo da Bethesda."
Isso "meio que salvou o estúdio", apontou Eveillé, ressaltando que focar nesse tipo de jogo em vez de buscar tendências como jogos como serviço foi essencial para o "sucesso futuro do estúdio".
Embora a Arkane Lyon esteja indo bem após lançar Deathloop, trabalhando agora em Marvel's Blade, a Arkane Austin, de Prey, não teve a mesma sorte, sendo fechada após o lançamento do desastroso Redfall.