PUBLICIDADE

Dune: Awakening reimagina universo de Duna como jogo de sobrevivência

Jogamos o game da Funcon que combina sobrevivência, crafting, RPG online e elementos clássicos de Duna com uma narrativa alternativa

20 jun 2024 - 13h30
Compartilhar
Exibir comentários
Dune: Awakening promete muita ação e desafios para os jogadores no mundo de Arrakis
Dune: Awakening promete muita ação e desafios para os jogadores no mundo de Arrakis
Foto: Funcon / Divulgação

Esperado por pelo menos 1 milhão de jogadores, Dune: Awakening é um MMORPG de sobrevivência que se passa no icônico universo de Duna, criado por Frank Herbert e que virou sucesso no cinema na adaptação de Dennis Villeneuve. Desenvolvido pela Funcom, o jogo transporta os jogadores para o vasto e implacável deserto de Arrakis, onde deverão lutar pela sobrevivência e poder em um mundo dinâmico e sempre em mudança.

Eu conferi uma demonstração desse RPG online tão promissor no Summer Game Fest, com trechos bem avançados do jogo, cerca de 40 horas dentro da campanha principal, na segunda região que será visitada pelos jogadores - para ver coisas como um voo de ornitóptero e outros elementos mais adiantados de Dune: Awakening.

Sobrevivendo no deserto espacial

Os jogadores assumem o papel de sobreviventes no famoso planeta desértico, onde recursos são escassos e o ambiente é implacável. A mecânica de sobrevivência é peça central na jogabilidade, exigindo que os jogadores procurem água, comida e abrigo enquanto enfrentam tempestades de areia, criaturas perigosas como os gigantescos vermes da areia, e é claro, outros jogadores. 

Mas de acordo com a Funcon, jogar contra outros jogadores será totalmente opcional. Você sempre vai saber quando entrar em uma área de PvP, para não ser pego de surpresa por jogadores mal intencionados. Para quem curte desafiar outros jogadores e testar suas habilidades, o ideal é ir para o Deep Desert, uma modalidade que não estava presente na demo, mas que terá suporte para 100 jogadores simultâneos e será 100% PvP - mas nada será permanente nesta área, pois toda semana, uma enorme tempestade de areia vai varrer o deserto, reiniciando o mapa e mudando sua configuração.

Também há um forte componente de 'crafting', e o jogador vai precisar produzir seus itens, como trajes à prova de radiação - há uma área enorme no mapa que é altamente radioativa, por causa das naves abatidas durante a guerra.

Uma guerra aberta entre os Harkonnen e os Atreides vai mudar para sempre a superfície de Arrakis
Uma guerra aberta entre os Harkonnen e os Atreides vai mudar para sempre a superfície de Arrakis
Foto: Funcon / Divulgação

Mas ao mesmo tempo, o novo game de Duna será menos implacável do que outros jogos de sobrevivência, como um Conan Exiles da vida, por exemplo. Segundo seus produtores, quando você morre em combate, você não perde todas as suas coisas - exceto se for devorado por um Verme da Areia, aí já era. Uma boa forma de evitar os vermes de areia - que reagem à vibração do solo provocada por passos na areia, por exemplo - é voando. A Funcon dedicou bastante atenção à pilotagem do Ornitóptero e prevejo muita gente brincando de 'Flight Simulator' por aqui.

O jogo promete uma narrativa rica e capaz de surpreender mesmo os fãs mais entusiasmados dos livros e filmes de Duna, pois vai se passar em uma realidade alternativa onde Paul Atreides morreu! Há uma guerra aberta entre as Casas Atreides e Harkonnen, ruínas para explorar e, sabe os Fremen, o povo nativo de Arrakis? Sumiram. Certamente o destino dos Fremen vai ser explorado em algum momento futuro no jogo.

Nesse mundo, os jogadores vão explorar ruínas antigas, descobrir segredos perdidos e interagir com personagens icônicos do universo de Duna, mas que podem estar em contextos diferentes dos conhecidos.

Os jogadores podem personalizar seus personagens, escolher entre diferentes classes e habilidades, e se alinhar com diversas casas nobres e facções. A construção e a defesa de bases, a coleta de recursos, e a fabricação de equipamentos parecem ser os elementos chave que permitirão aos jogadores se fortalecerem e formarem alianças.

A Funcon aprendeu bastante com Conan Exiles e está aplicando tudo o que sabe neste game: há escaladas, sobrevivência, um clima cheio de 'surpresas' para testar o jogador, multiplayer para 40 pessoas no modo de sobrevivência, e um mapa muito maior do que o game da Era Hiboriana. O território total de Conan Exiles é de 8x8 quilômetros. O jogo de Duna terá 64 quilômetros quadrados, o que é bastante coisa.

Dune: Awakening promete uma experiência de mundo aberto rica e imersiva, onde cada decisão pode alterar o curso da história e a dinâmica do poder. O jogo oferecerá aos fãs de Duna e novos jogadores uma oportunidade única de viver e moldar seu próprio destino no universo de Arrakis.

Ainda sem data de lançamento, Dune: Awakening está em desenvolvimento para PC e para os consoles PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade