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"É importante retratar outros olhares", diz produtor de Tunche

Com indígenas protagonistas, jogo de pancadaria é aventura ambientada na floresta Amazônica

2 nov 2021 - 14h05
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Tunche
Tunche
Foto: Leap Game Studios / Divulgação

Tunche é um belo jogo de pancadaria em que até quatro amigos se juntam para distribuir sopapos nos monstros que surgem pelo caminho. Este tipo de jogo geralmente se passa nas ruas de metrópoles apinhadas de gangues, mas outros cenários são possíveis, da China antiga até megalópoles futuristas tomadas por robôs. O jogo da Leap Game Studios traz um cenário novo: a Floresta Amazônica.

A aventura é toda desenhada a mão e se passa em uma selva amazônica mágica, em que até quatro jogadores escolhem seus personagens - quatro indígenas nativos e um convidado, Hat Kid, do cultuado A Hat in Time - e partem em busca da entidade mística Tunche, lutando com monstros mitológicos como o Mapinguari e outras feras maléficas.

O Game On conversou com Luís Wong, produtor executivo do jogo, sobre essa ambientação que raras vezes é utilizada nos games. "Para nós é importante retratar outros olhares que não costumam estar presentes no setor", explicou. "Nos inspiramos nas lendas da floresta amazônica, com a qual estamos bem próximos no Peru. Através das culturas da selva peruana fizemos uma síntese da iconografia que se reflete no jogo, tanto nos personagens e no mundo como na interface do jogo".

A equipe de arte do jogo e o designer narrativo trabalharam para refletir essa cultura de forma fiel, mesmo que tirando licenças para contar a história que queriam. O resultado é bem interessante, com personagens carismáticos como Rumi, a feiticeira; Pancho, o músico; Qaru, o menino pássaro; e Nayra, a guerreira, todos animados impecavelmente.

Personagens de Tunche
Personagens de Tunche
Foto: Leap Games Studio / Divulgação

Fazendo jogos no Peru

A Leap Game Studios é uma produtora peruana, a primeira a conseguir financiar o desenvolvimento de um jogo via Kickstarter. Durante sua campanha de financiamento coletivo, Tunche arrecadou US$ 55 mil para sua produção, alcançando a meta uma semana antes do encerramento.

"Foi uma campanha muito intensa", relembrou Wong. "Estivemos muito ativos com a comunidade.  Recebemos muito apoio dos fãs e isso nos deu muita energia para a próxima etapa da produção".

O diretor conta que a cena no Peru não é tão desenvolvida como em outras partes da América Latina, embora exista uma longa tradição de jogos peruanos desde a década de 1980. Segundo ele, isso tem mudado com a distribuição digital, que tornou possível publicar jogos por conta própria em diferentes plataformas. "Ao mesmo tempo, hoje é possível entrar em contato com publishers internacionais", explicou. "Há cada vez mais estudos e histórias de sucesso".

Tunche já está disponível para PC, Nintendo Switch e consoles Xbox.

Fonte: Game On
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