Elden Ring, God of War e mais: Como estão os melhores games de 2022 hoje?
Saiba se ainda vale a pena jogar os indicados à melhor jogo do ano em 2022, um ano depois
Após um ano de grandes lançamentos e muitas surpresas, chegou a hora em que todos os fãs dos games esperam pela premiação The Game Awards, que será realizada no próximo dia 7 de dezembro. No ano passado, foram coroados jogos como Elden Ring e God of War: Ragnarok, enquanto este ano a disputa está entre Alan Wake 2 e Baldur's Gate 3, entre outros.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Mas o mundo dos games não é estático e mesmo meses depois do lançamento, é normal jogos receberem atualizações e melhorias. Dito isso, o que aconteceu com os indicados ao prêmio do ano passado? Será que continuam relevantes até hoje?
God of War Ragnarok
A sequência do jogo de ação e aventura da Sony Santa Monica foi um dos maiores lançamentos de 2022, indicado para 11 categorias e levando para casa 6 prêmios. Desde então, o jogo recebeu apenas uma atualização substancial.
Em abril de 2023, o jogo recebeu um modo New Game +, permitindo que os jogadores iniciassem uma nova aventura com Kratos e Atreus, onde os guerreiros manteriam todos os equipamentos obtidos, além de adicionar novas armaduras e poderosas habilidades. Existe muita especulação online sobre uma possível expansão para o jogo, com alguns fãs acreditando que o anúncio ocorrerá no TGA deste ano, mas nada foi confirmado pelo estúdio.
Durante o aniversário de um ano do título, a Sony Santa Monica lançou um vídeo especial no seu canal do YouTube, mostrando diversos erros de gravação e bugs que ocorreram durante o desenvolvimento do jogo. Para muitos, este foi um presente bem especial, mas é inegável que poderiam ter feito mais.
Horizon: Forbidden West
A mais recente aventura de Aloy recebeu muitas novidades em 2023. Além de um spinoff em realidade virtual para o PlayStation VR2, Forbidden West também recebeu sua primeira expansão, The Burning Shores, exclusivamente para o PlayStation 5 (o jogo original também saiu para PS4). A expansão, que trouxe a primeira parceira romântica da Aloy, coloca o jogador no centro de um novo território perigoso.
Uma “Complete Edition” do jogo também foi anunciada pela Guerrilla Games e Sony, prometendo entregar a experiência do jogo original + expansão para os gamers do console e também do PC. A versão de computadores do jogo será lançada no início de 2024, através da Steam e Epic Games Store.
A Plague Tale: Requiem
Um dos jogos mais impressionantes de 2022, A Plague Tale: Requiem teve poucas novidades em 2023. Sem dúvidas, o maior ponto do jogo neste ano foi a inclusão de novos modos gráficos nos consoles, que entregaram diversas melhorias no desempenho do jogo. Agora, pela primeira vez, é possível rejogar a história de Amicia e Hugo em gloriosos 60 quadros por segundo, criando a desculpa perfeita para aqueles que buscam furar a fila do backlog de jogos instalados no seu SSD.
Xenoblade Chronicles 3
Este RPG exclusivo de Nintendo Switch explodiu em 2022, entregando uma das melhores histórias daquele ano e uma jogabilidade extremamente viciante. Em 2023, a expansão “Future Redeemed” conta a história da primeira cidade e seus residentes, séculos antes de Moebius ter sido derrotado por Noah e seus amigos. A expansão liga os diferentes títulos da série Xenoblade em um pacote só, representados por uma narrativa inédita.
Stray
O famoso “jogo do gato” é outro título que recebeu poucas novidades em 2023. Em 2022, quando participou do prêmio máximo da TGA, Stray era um jogo exclusivo dos consoles PlayStation, o que ajudou a chamar atenção dos gamers de plantão. Em 2023, o jogo também foi lançado para os consoles Xbox, mas fora do catálogo do Game Pass, o popular serviço por assinatura da plataforma. Ainda assim, essa é a oportunidade perfeita para os amigos “caixistas” experimentarem a fofura de Stray.
Elden Ring
Eleito como “jogo do ano” em 2022, Elden Ring continua ativo ainda em 2023, graças a sua fanbase engajada nas batalhas cooperativas e, é claro, no modo PvP, que recebeu um coliseu dedicado aos duelos entre jogadores. Várias atualizações menores de balanceamento foram lançadas no decorrer do ano, mas nada muito impressionante.
O que impressionou mesmo foi Shadow of the Erdtree, a primeira expansão de Elden Ring, anunciada lá no final de fevereiro por meio de uma postagem nas redes sociais. Infelizmente, desde então, a FromSoftware não deu mais notícias sobre a DLC, porém esperamos por novidades na transmissão da The Game Awards 2023, que você acompanha no dia 7 de dezembro, a partir das 21h, aqui no Terra.