Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Equipe de Assassin’s Creed Shadows divulga mensagem ao público japonês

Desenvolvedores se desculpam por “alguns elementos em nossos materiais promocionais terem causado preocupação”

23 jul 2024 - 10h28
(atualizado às 11h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Assassin's Creed Shadows apresenta os personagens jogáveis Yasuke e Naoe
Assassin's Creed Shadows apresenta os personagens jogáveis Yasuke e Naoe
Foto: Divulgação / Ubisoft

A Ubisoft, mais especificamente a equipe responsável por Assassin’s Creed Shadows, divulgou uma mensagem nas redes sociais endereçada à “comunidade japonesa”, com um pedido de desculpas sobre as “preocupações” causadas por “alguns elementos em nossos materiais promocionais” feitos para o jogo.

A mensagem, que é mostrada em quatro imagens em inglês e em japonês, também mostra que a Ubisoft reconhece a discussão que vem ocorrendo online a respeito de Yasuke, um dos protagonista do jogo, que é retratado como um samurai africano.

Embora Yasuke seja baseado em uma figura histórica real, um homem africano que serviu Oda Nobunaga, nunca foi provado sem nenhuma sombra de dúvida que ele chegou a ser um samurai. Isso fez com que muitos jogadores ficassem inconformados, pois preferiam que a Ubisoft tivesse utilizado um homem japonês como protagonista, como ocorreu, por exemplo, em Ghost of Tsushima.

Na mensagem, a Ubisoft frisa que a franquia Assassin’s Creed apenas inspira-se na história, não a retratando com exatidão, dizendo que nunca foi sua intenção com os jogos, incluindo Shadows, criá-los como “representações factuais da história ou de personagens históricos”, almejando apenas “acender a curiosidade e encorajar os jogadores a explorar e aprender mais sobre a ambientação histórica que nos inspirou”.

Esse trecho da mensagem aponta uma contradição da Ubisoft, já que ela havia dito anteriormente justamente o oposto, conforme bem observado pelo usuário @LavenderGhast nas redes sociais, apontando uma ocasião recente em que a empresa disse que a franquia Assassin's Creed "era bem conhecida por sua representação da história e recriação precisa do mundo".

Sobre Yasuke, a Ubisoft diz que sua “vida misteriosa e única” fizeram dele um candidato ideal para contar uma história ambientada no Japão Feudal, reconhecendo que embora ele seja retratado como samurai no jogo, na vida real isso é um “tema de debate e discussão”.

Recentemente, a Ubisoft se desculpou por usar uma arte em Assassin’s Creed Shadows sem autorização. A empresa também chegou a fazer uso de uma espada de One Piece para divulgar o jogo, como se ela fosse de Yasuke.

Assassin’s Creed Shadows chega em 15 de novembro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade