Estúdio responsável por Visions of Mana será fechado, diz site
Reportagem da Bloomberg afirma que decisão envolve redução de investimentos em estúdios japoneses por parte da NetEase Games e Tencent
A NetEase Games encerrou quase todos os cargos na desenvolvedora Ouka Studios, sediada em Tóquio, Japão, que acaba de lançar Visions of Mana em parceria com a Square Enix, e planeja fechar o estúdio, conforme uma reportagem publicada pela Bloomberg.
Os funcionários que ainda estão na Ouka Studios irão supostamente supervisionar o lançamento dos últimos jogos da empresa. Em 2022, dois anos após a desenvolvedora ser criada, foram anunciados (via Gematsu) que três projetos estavam em desenvolvimento, sendo um RPG de ação, um novo jogo de batalha baseado em uma franquia conhecida, e um jogo de ação cooperativa com inimigos gigantes.
A NetEase Games informou à Bloomberg que não tem "nada a anunciar" com relação ao suposto fechamento da Ouka Studios e que está vendo progresso nos muitos estúdios japoneses nos quais investiu.
“Ao dar suporte a estúdios fora da China, elaboramos nossa estratégia com base em nossa meta de fornecer melhores experiências de jogo para jogadores locais e globais”, disse o porta-voz da NetEase Games, afirmando também que a empresa está “sempre fazendo os ajustes necessários para refletir as condições de mercado”.
Ainda de acordo com a Bloomberg, a Tencent, rival da NetEase Games, também está reconsiderando o ritmo e a quantidade de seus investimentos no Japão, tendo já recuado em pelo menos vários compromissos de financiamento para novos títulos. Em resposta a essa alegação, a Tencent disse à Bloomberg que está comprometida com seus estúdios parceiros e no desenvolvimento de seus negócios no Japão.
Por último, de acordo com Takashi Mochizuki, da Bloomberg, a NetEase Games vem reduzindo o quadro de funcionários na Ouka Studios pelo menos desde o 1º semestre deste ano.