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Ex-chefe do PlayStation comenta lado bom e ruim de jogos exclusivos

Exclusividade é “calcanhar de Aquiles” se custos de desenvolvimento forem elevados

11 mar 2024 - 15h50
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Shawn Layden na E3 2015
Shawn Layden na E3 2015
Foto: Reprodução / Chris Pizzello/Invision/AP/Shutterstock

O tópico de jogos exclusivos é um dos principais na indústria de videogames, especialmente com a Sony lançando títulos de peso como Spider-Man, God of War e The Last of Us para PlayStation, e a Microsoft decidindo contra-atacar adquirindo empresas como Bethesda e Activision Blizzard para que mais jogos saiam para Xbox.

Shawn Layden, ex-chefe do PlayStation, comentou recentemente sobre o que há de positivo e de negativo na exclusividade.

“Quando os custos de um jogo excedem US$ 200 milhões, a exclusividade é o seu calcanhar de Aquiles”, disse Layden em entrevista ao VentureBeat. “Isso reduz seu mercado. Principalmente quando você está no mundo dos jogos de serviço ou gratuitos. Outra plataforma é apenas mais uma maneira de abrir o funil, atraindo mais pessoas. Em um mundo de jogos gratuitos, como sabemos, 95% dessas pessoas nunca irão gastar um centavo. O negócio é tudo uma questão de conversão. Você tem que melhorar suas chances abrindo o funil. Helldivers 2 mostrou isso ao PlayStation, saindo ao mesmo tempo para PC. Novamente, você amplia o funil. Você atrai mais pessoas”.

Para Layden, a exigência para jogos voltados para um jogador não é a mesma, “mas se você está gastando US$ 250 milhões, você quer poder vendê-lo para o maior número de pessoas possível, mesmo que seja apenas 10% a mais”.

Logo depois disso, conversando com o podcast What’s Up PlayStation, Layden falou bem dos jogos exclusivos nos consoles, dizendo que são necessários para as empresas porque servem como “chave” para que as plataformas nas quais são lançadas sejam reconhecidas pelos jogadores, sendo algo que acontece até hoje.

“A exclusividade sempre será importante, pois ajuda a focar e destacar os recursos da sua plataforma”, disse Layden no podcast. “Mas, à medida que sua plataforma se estabelece e que o mercado reconhece onde você está nesse panteão de opções de jogos, acho que a necessidade de exclusividade diminui um pouco”.

Atualmente tanto a Sony quanto a Microsoft estão abrindo mão da exclusividade em alguns de seus jogos. No caso da Sony, ela lançou Helldivers 2 simultaneamente para PC e PlayStation 5, se tornando o maior lançamento dela no Steam. Recentemente a empresa também anunciou Ghost of Tsushima para PC.

Falando da Microsoft, ela decidiu portar Hi-Fi Rush, Sea of Thieves, Pentiment e Grounded para PlayStation 5, sendo que os dois últimos também vão sair para PlayStation 4 e Switch.

Fonte: Game On
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