Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ex-presidente da PlayStation diz que há "colapso de criatividade" na indústria

Shawn Layden reclama que as empresas estão muito dependentes de blockbusters

18 out 2024 - 10h28
Compartilhar
Exibir comentários
Ex-presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment America, Shawn Layden, que está atualmente na Tencent Games
Ex-presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment America, Shawn Layden, que está atualmente na Tencent Games
Foto: Reprodução / Getty Images

O ex-presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment America, Shawn Layden, que hoje trabalha como consultor estratégico na Tencent Games, falou a respeito da situação da indústria de games, dizendo haver um "colapso de criatividade" e que depender de blockbusters é "uma sentença de morte".

Conforme dito por Layden na Gamescom Asia (via Eurogamer), antigamente os estúdios focavam em fazer um jogo divertido em vez de se concentrar em buscar meios de monetizá-lo, mas admitiu que "a tolerância ao risco era bastante alta".

Layden disse que os custos elevados relacionados com jogos AAA, que muitas vezes chegam a centenas de milhões de dólares, reduzem a tolerância ao risco, permitindo criar sequências e cópias de jogos considerados populares.

No entanto, de acordo com ele, isso está acabando com a inovação e criatividade das desenvolvedoras, inclusive contribuindo no desaparecimento de estúdios AA, que trazem novas ideias gastando menos.

Atualmente a indústria está focada em produções de grande orçamento aliadas a estratégias de monetização, e isso está fazendo com que jogos mais criativos e baratos saiam em menor quantidade.

Layden também disse que a Inteligência Artificial (IA), embora útil, não pode ser vista como uma salvação, sendo somente uma ferramenta para agilizar o processo de desenvolvimento, e não substituir a criatividade humana.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade