Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Famoso no Brasil: Sucesso de Tíbia no país não foi planejado, conta criador

Cipsoft prepara lançamento de MMO de zumbis e fala sobre a paixão do brasileiro pelo seu primeiro game

18 jul 2024 - 07h00
(atualizado às 08h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Benjaim Zuckerer e Stephen Vogler, da CipSoft, passaram pelo Brasil na gamescom latam
Benjaim Zuckerer e Stephen Vogler, da CipSoft, passaram pelo Brasil na gamescom latam
Foto: Terra Game On / Pablo Raphael

Entre os muitos desenvolvedores internacionais que visitaram a primeira edição da gamescom latam, poucos são tão importantes para o gamer brasileiro quanto o alemão Stephan Vogler. Co-fundador da CipSoft, ele é um dos criadores de Tíbia, jogo online que marcou mais de uma geração de jogadores por aqui - um sucesso, que, segundo o executivo, pegou a própria produtora de surpresa.

"Nós nunca planejamos o sucesso no Brasil", contou Vogler, em entrevista ao Terra Game On. "Nós lançamos Tíbia e jogadores do mundo todo apareceram, nós não tentamos vender o jogo para algum país específico. Ficamos surpresos ao saber quantos jogadores nós tínhamos no Brasil", relembrou o executivo. 

"Foi por volta de 2003 ou 2004 que o jogo decolou no Brasil, muita gente começou a jogar naquela época", Para Vogler, há certos fatores que explicam essa popularidade, "mas o mais legal é que muitos desses jogadores continuam ativos", celebrou o criador do game, revelando que 40% dos jogadores ativos de Tíbia, em todo o mundo, são brasileiros.

Os fãs canarinhos estão entre os mais apaixonados pelo jogo. Pesquisas feitas pela CipSoft apontam que os jogadores brasileiros são apaixonados e muito competitivos e exigentes. "Eles estão sempre empurrando os limites em todos os aspectos do game", disse o criador. "Muitos deles estão conosco, continuamente, há mais de 10 anos".

MMO de apocalipse zumbi

É de olho nessa comunidade apaixonada e engajada que a CipSoft prepara seu próximo lançamento, o game Persist Online. Trata-se de um novo RPG online para milhares de jogadores, mas ambientado em um apocalipse zumbi moderno, com uma grande cidade devastada como pano de fundo para as aventuras. Vogler trouxe o gerente chefe de produto Benjamin Zuckerer para demonstrar o novo game à portas fechadas. Assista acima ao trailer revelado no evento.

Zuckerer começou a projetar Persist pouco antes da pandemia e o jogo, ainda em estágio de desenvolvimento, vai combinar RPG de ação e elementos de sobrevivência. Será preciso coletar recursos e construir itens em um bunker, melhorar equipamentos para enfrentar zumbis e outras ameaças - incluindo, é claro, outros jogadores. 

Persist e Tíbia compartilham o mesmo DNA”, disse Zuckerer enquanto mostrava o game. “Ambos os jogos oferecem muita liberdade para os jogadores. Você pode decidir o que quer fazer no jogo, ao invés de seguir objetivos predeterminados”, explicou, dando alguns exemplos: "Se você é um jogador que quer explorar o mapa e descobrir cada cantinho do mundo, você pode. Se quer aumentar suas habilidades e melhorar equipamentos, pode se dedicar nessa direção. E há todo o aspecto de PvP, você pode se tornar tão poderoso e forte quanto quiser, lutando para dominar o game, entre outras possibilidades".

Para Zuckerer, um dos trunfos de Persist é ser um MMORPG à moda antiga. "Eu acredito que é muito importante que um jogo permita que você preencha lacunas com a sua imaginação, isso transforma ele no seu jogo", disse o desenvolvedor. "Quando você entra no game, não há uma direção obrigatória para onde seguir ou um jeito certo de agir". Ao contrário de outros jogos de RPG online atuais, os jogadores de Persist poderão ser os 'vilões' da aventura. "Você pode jogar da forma que quiser e vai ter que lidar com as consequências disso".

Ainda sem data de lançamento definida, Persist Online está em desenvolvimento para PC. O game contará com legendas e menus em português do Brasil.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade