PUBLICIDADE

Fechamento da Tango Gameworks pode ter relação com saída de Shinji Mikami

Matt Booty, chefe do Xbox Game Studios, sugere que estúdio foi fechado em parte devido à mudança de liderança

21 jun 2024 - 16h01
Compartilhar
Exibir comentários
Além de Hi-Fi Rush, a Tango criou as franquias The Evil Within e Ghostwire: Tokyo
Além de Hi-Fi Rush, a Tango criou as franquias The Evil Within e Ghostwire: Tokyo
Foto: Reprodução / Bethesda

Conversando no podcast Strictly Business da Variety (via Eurogamer), o executivo do Xbox, Matt Booty, deu a entender, sem citar nomes, que Shinji Mikami ter deixado a Tango Gameworks foi um fator que pesou na decisão da Microsoft em fechar o estúdio.

Foi perguntado para Booty a respeito do fechamento da desenvolvedora e também se a Microsoft havia tentado buscar outro comprador para a Tango.

“Não vou entrar nos aspectos mais importantes ou práticos sobre o que aconteceu na decisão, principalmente por respeito às pessoas de lá, só porque, você sabe, houve muito trabalho envolvido na entrega de Hi- Fi Rush, que foi um ótimo jogo e que foi bom para nós”, disse Booty.

“Acho que o que deve ser considerado é que, para nós, é tanto uma situação de olhar adiante quanto olhar para trás em um determinado jogo... Há muitas coisas que contribuem para o sucesso de um jogo. Que liderança você tem? Que liderança criativa você tem? A equipe é a mesma que lançou algo de sucesso anteriormente?”, acrescentou.

“E temos que olhar para todas essas coisas e então nos perguntar: estamos preparados para o sucesso daqui para frente? E embora possa ter havido fatores e situações que anteriormente levaram ao sucesso, eles podem não estar todos ainda em vigor enquanto você olha o que está fazendo daqui para frente".

Booty aparentemente está sugerindo que, ao menos parcialmente, a saída do fundador da Tango Gameworks, Shinji Mikami, em 2023, contribuiu para que a Microsoft fechasse o estúdio. Mikami abriu a Tango em 2010, com o estúdio desenvolvendo The Evil Within e Ghostwire: Tokyo. Antes disso, ele trabalhou na Capcom, onde criou a franquia Resident Evil.

O executivo também indicou que fechar a Tango não era a única opção considerada pela Microsoft, dando exemplos de estúdios anteriores da empresa que se tornaram independentes, como a Toys for Bob, que fechou um acordo de distribuição com a Microsoft para seu proximo jogo.

“Lembro de um estúdio chamado Twisted Pixel no Texas que adquirimos e depois, em uma espécie de mudança de objetivos, não era mais uma combinação perfeita, mas esse estúdio ainda está prosperando atualmente”, disse Booty. "Queríamos prepará-los para o sucesso. Então, analisamos absolutamente quais são as possíveis opções de negócios para manter um estúdio aberto ou então, talvez, fazê-lo mudar de mãos. E é apenas uma das coisas, é claro, que consideramos em forma geral”. 

Além da Tango Gameworks, foram fecharam a Arkane Austin de Dishonored, Prey e Redfall, a Alpha Dog Games de Mighty Doom, e o Roundhouse Studios, cujos membros foram realocados na ZeniMax Online Studios para trabalhar em The Elder Scrolls Online.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade