PUBLICIDADE

Finlandeses buscam startups e talentos brasileiros na gamescom latam

Business Finland, organização governamental para promoção de negócios e trabalho da Finlândia, participará de painéis no dia 27 de junho

20 jun 2024 - 09h41
(atualizado às 12h06)
Compartilhar
Exibir comentários
O mercado de games finlandês movimentou cerca de €3,2 bilhões em 2021
O mercado de games finlandês movimentou cerca de €3,2 bilhões em 2021
Foto: Reprodução / Douglas Schinatto

A Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames) convidou especialistas de várias partes do mundo para participar de painéis durante a gamescom latam, entre eles a organização governamental Business Finland, que estará presente no evento com dois representantes, sendo eles Suvi Kiviniemi, chefe da incubadora de jogos LGIN da Universidade Metropolitana de Ciências Aplicadas, e Jari-Pekka Kaleva, diretor executivo da Federação Europeia de Desenvolvedores de Jogos.

Ambos desembarcam no Brasil para participar de painéis no dia 27 de junho sobre o mercado de games e projetos de incubadoras e aceleradoras, e também ações para expandir a diversidade.

Kiviniemi está neste mercado há 12 anos e conta sobre a ansiedade para participar da gamescom latam onde vai colaborar em dois painéis. “Meu primeiro painel é sobre projetos de incubadoras e aceleradoras no setor de games e como eles podem ajudar projetos e startups, e o segundo é sobre ações práticas para ampliar a diversidade. Esse ainda é um campo muito dominado por homens, e outros aspectos da diversidade também precisam ser melhorados - ainda assim, estamos indo na direção certa, e boas iniciativas estão acontecendo ao redor do mundo”.

Sobre o mercado brasileiro, Kiviniemi comenta que tem percebido o apoio do governo do país e comemora a proximidade com a Finlândia. “A Finlândia e o Brasil têm muito potencial para mais colaboração e, para construir isso, é importante entender diferentes pontos de vista. Os desenvolvedores precisam conhecer outras pessoas e culturas para que a cultura de trabalho da nossa indústria possa ser aberta e frutífera, e os jogos que fazemos e as histórias que contamos possam representar todos. Os jogos estão em todo o lado e são para todos”, afirmou.

No caso de Kaleva, ele conta que vem em busca de estreitar as relações com o mercado brasileiro e latino-americano de jogos, além de construir conexões e encorajar as empresas europeias a se aventurarem pelo mercado promissor de games no Brasil.  “Esta é a primeira vez que a gamescom está sendo organizada na América Latina e, para mim, é o começo de uma longa parceria entre a indústria brasileira, a latino-americana e as indústrias europeias”, disse.

Com destaque para o mercado finlandes de games, Jari-Pekka reforça a busca do país nórdico pelo recrutamento de novos talentos e incentivos que fortaleçam a indústria local, colocando-a em evidência em todo o mundo e gerando oportunidades. “O acesso a talentos globais de alto nível tem sido o maior desafio para o crescimento da indústria, por isso, o governo finlandês tem investido em tecnologia e inovação e garantido que os processos de imigração sejam mais rápidos”, pontuou.

A gamescom latam vai de 26 a 30 de junho no São Paulo Expo, em São Paulo/SP.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade