Fortnite retornará ao iOS, mas somente na Europa
Nova lei aprovada na União Europeia tornou isso possível
Quase quatro anos após Fornite ter sido removido da App Store, a Epic Games anunciou que irá lançar uma versão nativa da Epic Games Store para iOS, o que permitirá o retorno do popular battle royale para os dispositivos da Apple. Mas apenas nos países da União Europeia.
A nova Lei dos Mercados Digitais (DMA) da Europa estabeleceu que a Apple, assim como outras empresas, não podem exigir que os aplicativos possam ser baixados apenas na App Store ou similares. Dessa forma, a Epic Games poderá disponibilizar Fortnite através de sua própria loja digital.
Remember Fortnite on iOS?
How bout we bring that back.
Later this year Fortnite will return in Europe on iOS through the @EpicGames Store.
(shoutout DMA - an important new law in the EU making this possible). @Apple, the world is watching. pic.twitter.com/VdHWTe8i1c
— Fortnite (@FortniteGame) January 25, 2024
Dessa forma, e Epic pode apenas ignorar a App Store e oferecer jogos e outros programas por meio de um aplicativo próprio, se livrando da obrigatoriedade de patar a taxa de 30% por microtransações da Apple.
Como se trata de algo possível apenas na Eurorpa, ao menos por enquanto é improvável que vejamos Fortnite voltando ao iOS em outras regiões.
A Apple não gostou nada da nova lei. Segundo a empresa, as novas regras significam que ela "tem menos capacidade de lidar com outros riscos, incluindo aplicativos que contêm golpes, fraudes e abusos, ou que expõem os usuários a conteúdos ilícitos, censuráveis ou prejudiciais".
Por fim, as novas regras aparentemente ajudaram a fazer com que a Apple decidisse introduzir novas opções para os serviços de jogos em nuvem, como o Xbox Cloud Gaming e o NVIDIA GeForce Now, permitindo que eles tenham aplicativos próprios para iOS.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!