Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Games são principal segmento de gift cards no Brasil

Cartões presente de jogos digitais são responsáveis por 50% das vendas da empresa líder da categoria

29 ago 2023 - 07h00
(atualizado às 08h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Encontrados em praticamente qualquer supermercado, os gift cards ganham os consumidores de games pela praticidade diante de outras formas de pagamento
Encontrados em praticamente qualquer supermercado, os gift cards ganham os consumidores de games pela praticidade diante de outras formas de pagamento
Foto: Blackhawk / Divulgação

Ano a ano, os cartões-presente caem cada vez mais no gosto dos gamers. No último ano, o segmento de jogos digitais representou 50% das vendas da Blackhawk Network Brasil, empresa líder do setor, que distribui gift cards de diversas plataformas, como PlayStation, Nintendo, Steam e Xbox, entre outras.

Com a crescente oferta de conteúdo de jogos digitais, tanto nos celulares - principal plataforma do gamer brasileiro - quanto no PC e nos consoles, através de lojas digitais e serviços de assinatura que oferecem acesso à catálogos com centenas de jogos para baixar em troca de um valor mensal, e a dificuldade para adquirir um cartão de crédito, os jogadores se sentem atraídos pelos gift cards.

"Esse meio de pagamento ajuda bastante na democratização do acesso das pessoas, uma vez que muitas plataformas exigem o cadastro de cartões de crédito, principalmente internacionais, podendo ser uma limitação para uma parte das pessoas. Ao mesmo tempo, é muito útil para pais e responsáveis já que permitem um melhor controle financeiro de crianças e adolescentes - além de contribuírem, inclusive, para a educação financeira dos pequenos", aponta Gabriel Mello, diretor comercial da Blackhawk Network. 

O executivo também explica que o gift card, por poupar o uso do cartão de crédito, colabora com a prevenção de fraudes e, por ser pré-pago, contribui significativamente para o controle de gastos também de maneira geral.

Os cartões-presentes são encontrados em gôndolas de super-mercados, lojas de conveniência e outros pontos de venda no país inteiro, representando uma maneira prática de adquirir créditos para comprar novos games ou adquirir conteúdo dentro dos jogos, como passes de temporada e outros itens.

Segundo a Blackhawk, atrás dos games vêm as plataformas de streaming e lojas digitais dos celulares, com 41% do consumo de cartões-presente correspondendo à categoria que reúne apps e streamings, como Apple Store e Google Play, e mobilidade, como o aplicativo de transporte, Uber. 

"Em 2021, esse segmento equivalia a 35% das nossas vendas. Com o passar de um ano, tomou ainda mais a posição principal, alcançando 50% das vendas e se destacando ainda mais frente às outras categorias mais desejadas pelos nossos consumidores”, diz o diretor comercial.

O ticket médio do cartão-presente é de R$ 60, mas segundo a marca, 93% dos consumidores que adquirem gift cards de R$ 50 gastam mais do que este valor na hora de resgatar os créditos. "Esse é um ponto muito positivo para as empresas, já que, por meio dos cartões-presente, ao mesmo tempo em que levam sua marca a novos consumidores e jornadas de compras, têm a possibilidade de aumentar o gasto médio dos clientes e incrementar suas receitas", explica Gabriel.

Facilidade de uso e comodidade

Depois dos games, cartões presente para lojas mobile e streaming estão entre os mais comprados
Depois dos games, cartões presente para lojas mobile e streaming estão entre os mais comprados
Foto: Blackhawk Network / Divulgação

Entre os jogadores de games, os gift cards são muito populares pela facilidade de uso e também pela flexibilidade. Eles permitem que as pessoas utilizem os créditos não só para comprar novos jogos, mas também para a assinatura de serviços e a compra de acessórios e diferentes recursos dentro dos games.

Os gift cards podem ser encontrados tanto em lojas físicas, como a Kalunga, quanto em lojas virtuais e nos marketplaces dos bancos digitais, como Banco Inter, Banco do Brasil e Picpay, e até mesmo nas empresas que transitam entre os dois canais, que é o caso do Carrefour”, explica Gabriel. 

Além da grande comodidade e facilidade, os cartões-presente ainda oferecem segurança e maior possibilidade de controle de gastos para os gamers, sendo uma importante ferramenta de acesso a serviços digitais. Os gift cards, por serem pré-pagos, ajudam na hora de administrar o dinheiro, deixando o processo muito mais simples e com menores chances de um gasto inesperado e desnecessário.

As cinco principais plataformas de consumo de gift cards são, em ordem alfabética:

  • App Store - Apple
  • Google Play - Android
  • Nintendo e-shop - Switch
  • PSN – Playstation
  • Xbox – Gamepass Ultimate

Esta lista não representa qual vende mais do que a outra, pois as plataformas não revelam o número de usuários.

Cartão Multimarcas

Cartão multimarca permite carregar até R$ 200 em créditos no Xbox, Razer Gold, HBO e iFood
Cartão multimarca permite carregar até R$ 200 em créditos no Xbox, Razer Gold, HBO e iFood
Foto: Blackhawk Network / Reprodução

De olho no consumidor gamer e em quem busca gift cards para presentear, a Blackhawk passou a oferecer não só os cartões-presente de marcas como Nintendo, PlayStation, Roblox e Xbox, mas também um cartão multimarcas. O novo cartão, intitulado 'O Melhor Presente para Mundo Gamer' inclui em um só card as plataformas iFood, HBO (Primepass), Razer Gold e Xbox.

O combo, oferecido por valores entre R$ 100 e R$ 200, deu certo: “O crescimento do produto ‘O Melhor Presente Para Mundo Gamer’ desde o seu lançamento foi surpreendente! Só no primeiro semestre de 2023 foram vendidas mais de 60 mil unidades dessa categoria, o que demonstra que a opção atendeu ao anseio desse público alvo e das pessoas que gostam de presentear com itens relacionados a games”, afirma Natalia Garrido, diretora de Operações e Produtos da companhia.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade