PUBLICIDADE

gamescom latam: produtor de Wardens Rising dá detalhes sobre projeto

Big Moxi Games traz sua primeira IP original para a gamescom latam

28 jun 2024 - 17h23
(atualizado às 17h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Wardens Rising é produzido por um time brasileiro
Wardens Rising é produzido por um time brasileiro
Foto: Big Moxi Games / Divulgação

Durante a gamescom latam, muitos estúdios brasileiros tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos para o público. Um destes estúdios se chama Big Moxi Games, localizado em Porto Alegre, que passou os últimos cinco anos desenvolvendo Wardens Rising, um projeto ambicioso que mistura elementos de RPG de ação e Tower Defense.

Tive a oportunidade de entrevistar Igor Ferreira, produtor que falou com entusiasmo sobre o projeto: “Wardens Rising tem essa proposta de ser uma mistura de um jogo de tiro com alguns elementos de RPG, como customização de personagem, e com alguns elementos de estratégia que vem do Tower Defense. O jogo é baseado em missões, nas quais você precisa defender seu núcleo a todo custo enquanto elimina a invasão dos inimigos que marcham de todos os lados.”

Ele continuou com alguns detalhes sobre a jogabilidade, dando destaque para a troca de câmera que transforma o título em um shooter: “Após construir suas defesas em uma visão mais estratégica, o jogo te coloca no controle de um Warden. O Warden é basicamente um herói superpoderoso, e o jogo passa a ser um shooter. Wardens Rising é um jogo que pode ser jogado solo na campanha ou cooperativo com até 4 jogadores no total, sem nenhum modo competitivo”.

Um projeto ambicioso

O projeto, que iniciou em 2019 com uma equipe menor, se destaca hoje em dia por não ser considerado um indie, algo que é comum em outros títulos brasileiros. Isto vem por conta do crescimento e planejamento da empresa, que conta com mais de cem desenvolvedores trabalhando em diversos projetos além de Wardens Rising.

De acordo com Igor, os planos ambiciosos da Big Moxi Games se resumem a se posicionar como uma desenvolvedora referência de grande porte não só no Brasil, mas em toda a América Latina: “A Big Moxie está em uma crescente. A gente não se posiciona como um estúdio indie, Warden's Rising não é um jogo indie em si, ele é um jogo que visa ir disputar com um espaço com grandes jogos, com jogos de escopo maior, eu digo. E realmente a visão da empresa mais a longo prazo é se posicionar como uma desenvolvedora de grande porte aqui no Brasil e na América Latina”

Desenvolvimento em meio a tragédias

Desenvolvimento do jogo foi impactado por tragédias
Desenvolvimento do jogo foi impactado por tragédias
Foto: Big Moxi Games / Divulgação

Em desenvolvimento desde 2019, o estúdio de Porto Alegre teve duas conturbações: a pandemia do Covid 19 e os alagamentos que chocaram todo o país. Ao ser questionado como foi passar por estas situações durante o desenvolvimento, Igor Ferreira explica o impacto sentido por toda a equipe: “A maior parte da nossa equipe é presencial em Porto Alegre, tem uma parte da equipe remota, tem um outro escritório em Santiago, no Chile, já também com a equipe dos investidores lá, mas o “core” da empresa é ali no estúdio em Porto Alegre. Então ambos esses eventos nos impactaram diversamente, né?”

Ele finaliza: “Felizmente não perdemos material com as enchentes no estúdio, mas nossos colaboradores foram afetados diretamente. Teve gente que teve perda, teve gente que teve que sair de suas casas, teve gente que era da região metropolitana de Porto Alegre, que simplesmente não conseguia transitar para o estúdio por causa de alagamento de rodovia, da situação da cidade. Então, sim, impactou bastante.”

Apesar dos problemas, o estúdio continua firme e forte, com o jogo caminhando para o seu lançamento oficial em 2025. Enquanto isso, os jogadores poderão experimentar uma demo gratuita em julho, diretamente no Steam.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade