Gaucho and the Grasslands leva folclore dos pampas para os games
Para produtor do game, é hora dos desenvolvedores se unirem pelo Rio Grande do Sul: "Não deixar ninguém cair"
Entre os muitos jogos inéditos disponíveis para experimentar na gamescom latam, estava Gaucho and the Grassland, que podia ser jogado no Zeenix, o novo PC portátil da Tectoy. O mais novo lançamento da Epopeia Games é um jogo de fazendinha inspirado nos pampas do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai, com direito a várias referências folclóricas da região.
É o jogo mais autoral e ambicioso da Epopeia Games. Com quase quinze anos de existência, a produtora sediada em Porto Alegre (RS) já trabalhou com jogos educativos e como prestadora de serviços. O estúdio conta com colaboradores em outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. O próprio COO do estúdio, Pedro Gabriel de Castro, que conversou com o Game On na feira, mora em Goiânia (GO). Esse formato de trabalho ajudou o estúdio a se manter durante a pandemia - na verdade, como todo o setor de games, a Epopeia foi impactada pelo aumento do interesse do público nos jogos digitais.
Agora, quando o Rio Grande do Sul enfrentou sua maior enchente em décadas, o impacto foi inevitável. "A cidade toda foi afetada, não foi só a gente", contou Castro, explicando que não foi o alagamento em si que prejudicou a empresa e as pessoas com quem eles trabalham. "Foi muito tempo sem luz, sem recursos. E nós tivemos amigos próximos que perderam tudo, ou praticamente tudo. E agora vem a restauração da cidade".
"Estamos unindo forças, ajudando como podemos não só o nosso pessoal da companhia, mas as empresas de colegas. É hora da gente se unir para não deixar ninguém cair", disse o executivo da Epopeia Games. Castro explicou que a associação dos produtores de jogos do Rio Grande do Sul conseguiu levar vários desenvolvedores para a gamescom latam, justamente para dar visibilidade para seus lançamentos, e assim, ajudar a aquecer o mercado nesse momento de dificuldade.
Vida nos Pampas
No game, você cuida de animais, coleta e cria itens para completar missões e expandir sua fazenda, personaliza tanto seu personagem quanto bichos de estimação - o gaúcho é sempre acompanhado pelo cachorro Cusco e o cavalo Alazão - e desvenda vários mistérios. Pense em um Story of Seasons ou Harvest Moon, mas com um foco maior na pecuária do que na agricultura e vai ter uma boa ideia do que encontrará em Gaucho and the Grassland.
Há também um elemento de aventura, com um mundo místico além dos pampas. Essa zona é visitada ao passar por um portal mágico e lá o jogador vai lidar com seres místicos vindos dos contos e lendas do sul, além de receber novas tarefas e recompensas mágicas. Entre os personagens estão seres fantásticos como a serpente de fogo Boitatá, o Negrinho do Pastoreio e outros habitantes do imaginário gaúcho.
Um dos elementos mais interessantes é a localização: o jogo conta com suporte para inglês, português do Brasil e outros idiomas, incluindo o exclusivo 'gauchês', que deixa o texto cheio de expressões que só quem mora no cantinho mais ao sul do Brasil vai entender direito!
Para a Epopeia Games, há um apelo exótico na cultura gaúcha, que pode atrair muitos jogadores para seu jogo. "Quando a gente era criança e jogava algo da cultura japonesa ou grega, despertava a curiosidade de ir atrás, aprender sobre aquilo", apontou Castro, explicando que o objetivo de Gaucho and the Grasslands é apresentar a cultura da região de forma divertida e lúdica. Segundo ele, os elementos regionais estão lá para divertir o jogador. "Ele vai tomar conhecimento dessa cultura e aprender através da interação".
Ainda sem data de lançamento definida, Gaucho and the Grassland está em desenvolvimento para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S. Os jogadores interessados em conferir uma amostra do game podem baixar a demo no Steam.