GOG anuncia iniciativa para que jogos antigos continuem jogáveis em PCs atuais
Chamado de GOG Preservation Program, seu objetivo será preservar jogos clássicos para que possam ser jogados hoje e futuramente no PC
O GOG anunciou nesta quarta-feira (13) a chegada do GOG Preservation Program, uma nova iniciativa na qual a empresa utilizará recursos próprios para manter a compatibilidade de jogos antigos com PCs atuais e futuros.
Segundo o anúncio, mais de 100 jogos clássicos foram relançados no GOG com melhorias, para que continuem jogáveis agora e futuramente. Nomes como Heroes of Might and Magic 3, Diablo + Hellfire, Fallout: New Vegas, Resident Evil, Warcraft I & II Bundle, Dungeon Keeper, The Witcher, entre outros, receberam o selo oficial "Preserved by GOG", que será colocado em todos os games que se enquadram nesse novo programa de preservação.
“GOG, fundado há 16 anos para preservar jogos, tornou 2024 fundamental com a restauração de Alpha Protocol e dos títulos clássicos de Resident Evil”, disse o diretor administrativo do GOG, Maciej Golębiewski, via comunicado de imprensa. “Esses lançamentos personificam nosso trabalho: reviver jogos construídos em tecnologias ultrapassada e customizadas que os criadores originais não conseguem mais manter. Com o GOG Preservation Program, continuamos nossa missão de fazer os jogos viverem para sempre.”
Também foi informado pelo GOG uma estatística compartilhada recentemente pelo Video Game History Foundation, a qual diz que 87% dos jogos criados antes de 2010 estão inacessíveis atualmente.
"Com a ajuda da comunidade gamer, estamos determinados a reduzir esse número a zero."
A página do GOG Preservation Program pode ser acessada neste link.