GoldenEye 007: o legado do clássico jogo de James Bond
Game que redefiniu o gênero de tiro nos consoles completa 25 anos
Um dos melhores e mais marcantes games da sexta geração de consoles, Golden Eye 007 completou 25 anos. Sucesso absoluto em 1997, o clássico jogo de tiro da Rare continua presente na memória e no coração de milhões de jogadores do mundo inteiro, e tal qual um bom vinho, envelheceu bem, passou o teste do tempo e por isso merece ainda ser relembrado e reverenciado, mesmo tanto tempo depois.
Para celebrar o legado do melhor game de James Bond já lançado para consoles, o Game On destaca alguns motivos que fazem de Goldeneye 007 uma das maiores referências do Nintendo 64.
De quase desastre à obra-prima
Parceira já bem estabelecida da Nintendo graças a sucessos como Battletoads e Donkey Kong Country, a Rare esteve presente no lançamento do Nintendo 64 com Killer Instinct Gold, porém sua principal bomba ainda demoraria a sacudir o mercado. Lançado em 1996, o Nintendo 64 teve um desenvolvimento turbulento, marcado por idas e vindas e adiamentos, Goldeneye 007 seguiu sina semelhante, e por pouco não foi para o vinagre.
Goldeneye 007 sofreu adiamentos devido a mudanças de projeto do Nintendo 64, a ponto de os desenvolvedores da Rare sequer saberem as especificações do console da Nintendo durante boa parte do período de desenvolvimento. Ainda por cima, o game foi produzido por uma equipe sem experiência em jogos de tiro, que do ponto de vista dos consoles se resumia até ali em conversões muito inferiores aos originais de PC.
Ainda assim, contra todas a probabilidades - além de um quase cancelamento no final de seu ciclo de desenvolvimento - após pouco mais de 3 anos de produção(o projeto incial previa um game para Super Nintendo!), Goldeneye 007 foi lançado em 23 de agosto de 1997, e se transformou no primeiro grande clássico dos FPS para consoles.
Multiplayer 4x4
Se hoje, o multiplayer online é quase uma obrigação na maioria dos games lançados, em 1997, tirando raros casos, como os death matches via modem de Doom, por exemplo, jogar com dois ou mais jogadores uma mesma partida significava compartilhar uma televisão tubinho de vinte e poucas polegadas.Curiosamente, o lendário modo multiplayer de Goldeneye 007, responsável por incontáveis horas de zoeira, pistolas de ouro e minas explosivas, não fez parte do projeto inicial do jogo. Segundo o diretor de Goldeneye 007, Martin Hollis, em entrevista publicada no livro "N64 Anthology", o modo multiplayer foi o último a ser implementado no jogo, apenas seis meses antes de seu lançamento, com o ciclo de desenvolvimento praticamente encerrado.
Um jogo além do seu tempo
Muitos games dos anos 1990 envelheceram mal. A evolução técnica e tecnologia ao longo do tempo evidenciou sistemas precários de câmeras, controles truncados e visuais prejudicados por baixa contagem poligonal. Goldeneye 007, a despeito de também ser antiquado em relação aos modernos games de FPS, continua jogado e relembrado atualmente tanto por ter envelhecido com dignidade, como também por ter apresentado vários recursos além de seu tempo.
Em termos de design de fases, seus estágios apresentam uma variedade e dimensão raros à época. Se a maioria dos títulos daquele tempo se resumia a colocar o jogador em calabouços e cavernas, Goldeneye apresentou bases militares, selvas, uma cidade, florestas siberianas. Enquanto títulos de PC se resumiam a sequências de salas cheias de monstros apenas separadas por chaves a serem coletadas, Goldeneye cadenciava momentos de tiroteios com partes em que o jogador precisava cumprir tarefas, como extrair documentos, desarmar bombas, escoltar reféns (se lembram das missões com a Natalya?) e contactar espiões. Goldeneye também foi um dos primeiros shooters 3D a presentar mira com zoom, além de contar com um veículo dirigível (um tanque de guerra) 4 anos antes de Halo: Combat Evolved.
Do ponto de vista técnico, o game tem dois recursos curiosos. Ainda que quase todos os televisores da época fossem quadrados (formato de imagem 4:3) Goldeneye já tinha exibição widescreen, recurso raro mesmo em jogos de ponta para PCs da época. Outro recurso inusitado é a presença de uma opção para jogar com dois analógicos, que se tornou o padrão de controle utilizado em games atuais. A solução é bizarra, mas até que funciona: o jogador pode usar dois controles do Nintendo 64 como se fossem um único.
Futuro incerto
Apesar de todo o sucesso e reconhecimento, além da influência sobre uma infinidade de títulos subsequentes, Goldeneye 007, curiosamente, nunca teve uma sequência de fato. Ainda na geração N64, a Rare perdeu a licença da franquia para a Electronic Arts, o que fez com que a desenvolvedora britânica partisse para o projeto que resultou em Perfect Dark. A EA por sua vez, na geração seguinte, em 2004, lançou Goldeneye Rogue Agent, que tirando o nome, nada tem a ver com o game da Rare. Em 2010, foi a vez da Activision lançar seu GoldenEye 007, um "remake" que além de trocar Pierce Brosnan, protagonista do filme de 1995, por Daniel Craig, teve sua estrutura de jogo inteiramente baseada nos games Call of Duty, com Goldeneye funcionando mais como um tema, ou uma skin.
Se o passado de Goldeneye 007 é glorioso, infelizmente seu futuro é no mínimo incerto. Problemas de licenciamento dificultaram o relançamento do game em diversas oportunidades, ficando presente apenas de forma exporádica em serviços digitais da Nintendo como o Virtual Console. Comprada pela Microsoft em 2002, a Rare trabalhou em remasters de Goldeneye 007 e Perfect Dark para Xbox 360, porém apenas o segundo terminou lançado, com o game de James Bond cancelado em 2008. Entretanto, uma versão avançada do remaster de Goldeneye foi vazado na internet em 2021, e hoje é jogável via emuladores.
Em 2022, novos rumores de um relançamento da versão original de Goldeneye 007 para os serviços digitais do Xbox ganharam força, inclusive com o vazamento das Conquistas do jogo em sites especializados que monitoram os serviços de games da Microsoft. O aniversário do game seria a data ideal para o anúncio e até mesmo para um relançamentom, mas nada aconteceu. Novos rumores alegam que o suposto relançamento do game foi adiado em função da invasão russa à Ucrania. Até o momento, nem Rare nem a Microsoft se pronunciaram sobre o assunto.
E para vocês, Goldeneye 007 é um clássico que marcou os games ou é um jogo que já ficou para trás? Venha para o canal do Game On no Discord e participe da discussão.