Hackers que emularam PSP no PlayStation Portal ajudaram a corrigir brecha no aparelho
Equipe de engenheiros do Google, responsável pela façanha, auxiliou a Sony a remediar bugs que permitiam isso
O PlayStation Portal, dispositivo lançado pela Sony para permitir jogar PlayStation 5 remotamente via streaming, foi hackeado recentemente para rodar jogos de PSP via emulação de forma offline.
Nesta quarta-feira (3), o pesquisador de vulnerabilidades na nuvem do Google, Andy Nguyen, que foi um dos engenheiros responsáveis pelo hack, disse nas redes sociais que a Sony corrigiu a brecha que permitia isso, após sua equipe ter “relatado os problemas de forma responsável” à empresa.
A correção foi disponibilizada para o PlayStation Portal na última segunda-feira (1º), por meio da atualização de firmware para a versão 2.06.
Antes de trabalhar no Google, Nguyen havia lançado jailbreaks para o PlayStation Vita e exposto as vulnerabilidades do PlayStation 4. No entanto, na época em que o PlayStation Portal foi hackeado, ele deixou claro que tanto ele quanto sua equipe não tinham intenções de disponibilizar os detalhes ao público.
Alguns jogadores reclamaram da postura de Nguyen nas redes sociais, alegando que ele deveria ter explicado como fazer com que o acessório rodasse os jogos de PSP via emulação em vez de ajudar a Sony a corrigir o problema. Ele respondeu dizendo não entender por que estavam reclamando, afirmando que se tivesse fornecido o hack publicamente, a Sony eventualmente teria remediado os bugs responsáveis por isso de qualquer forma.