Hearthstone: aos 10 anos, game quer voltar aos dias de glória
Jogo da Blizzard definiu o gênero de cardgames digitais, e agora usa a nostalgia como arma para trazer velhos jogadores de volta
Ao longo da última década, Hearthstone definiu o gênero de cardgames digitais. Além de ter ao seu lado grande parte do elenco de personagens de World of Warcraft, o que garantiu o interesse imediato de muitos jogadores do clássico MMORPG da Blizzard, o jogo sempre foi fácil de aprender – mesmo que difícil de dominar.
"Fácil de aprender, mas difícil de dominar": o slogan deixava claro que o cardgame é para todos, desde os jogadores casuais até aqueles mais competitivos. E por muitos anos a fórmula que a Blizzard usou em Hearthstone funcionou, até que o jogo começou a perder seu público pouco a pouco. É um processo normal – se sustentar por tanto tempo é uma tarefa no mínimo ingrata –, mas no aniversário de 10 anos, a missão é clara: voltar aos tempos áureos.
O caminho para isso já vem sendo pavimentado há algum tempo. Segundo Nathan Lyons-Smith, produtor executivo e vice-presidente de Hearthstone, "um dos nossos focos ao longo do último ano e meio, ao longo dos últimos anos, na verdade, é tornar Hearthstone mais fácil para que os jogadores voltem a jogar".
De fato, são vários os exemplos disso no título da Blizzard. O mais recente deles são os Pacotes de Atualização, anunciados na BlizzCon do ano passado, que contém até 50 cards e permitem que os jogadores fiquem mais facilmente atualizados com as novas expansões: "O que estamos fazendo é tornar o processo de volta mais tranquilo para que os jogadores simplesmente voltem", complementa o produtor.
Mas facilitar o processo de retorno de velhos jogadores não é tudo. Lyons-Smith é certeiro ao afirmar que "tudo isso precisa vir junto de conteúdos divertidos, é claro". E é nesses conteúdos divertidos que Cora Georgiou, designer-chefe de Hearthstone, entra: "para nós é tudo sobre criar novas e divertidas experiências. A Oficina do Rojão foi uma grande oportunidade para trazer nostalgia ao jogo, alguns conteúdos que jogadores que nos acompanharam nesses 10 anos conhecem bem".
Oficina do Rojão, primeira de três expansões do Ano do Pégaso de Hearthstone que chega em 12 de março, traz personagens nostálgicos e o retorno de velhas mecânicas – além, claro, de algumas novidades. O Ano do Pégaso será focado nisso, em relembrar e fortalecer o passado de Hearthstone enquanto abre caminho para o futuro – é o momento perfeito para os jogadores que não frequentam a Taverna há algum tempo tirarem a poeira de seus decks.
"Podemos criar novas experiências mesmo com velhos conhecidos dos jogadores. E esperamos que todos se divirtam com isso", finaliza Cora Georgiou.
As comemorações dos 10 anos de Hearthstone já começaram. Muitas das recompensas já estão disponíveis para os jogadores, como cards especiais para cada classe, o card especial Harth Cervapétrea e uma Trilha de Recompensa especial que oferece versões douradas os 12 cards e uma moeda especial de aniversário. Além disso, os jogadores já podem iniciar suas missões para receber um verso de card comemorativo.
Por fim, os fãs da trilha sonora do jogo também podem comemorar: a primeira entrada de Músicas da Taverna, com 30 músicas do jogo, já está disponível nos principais serviços de streaming. Outras duas chegam ainda este ano.
Hearthstone está disponível para PC e dispositivos móveis.