Jogadores passam mais tempo com jogos antigos do que atuais
Dados foram fornecidos por nova pesquisa que apresenta os jogos mais populares em cada plataforma
Recentemente uma pesquisa da Newzoo mostrou que os jogos mais jogados são antigos, com Fortnite liderando nas plataformas e Starfield como o único título totalmente single-player listado no Xbox e PlayStation. Os dados apontam que os jogadores estão gastando cada vez menos tempo em jogos novos.
Uma pesquisa disponibilizada recentemente pela empresa de pesquisa de mercado Newzoo, mostra que os jogadores estão passando a maior parte de seu tempo de jogo em títulos lançados há muitos anos, como Fortnite, League of Legends e Roblox.
De acordo com o que foi informado (via Kotaku), o mercado de consoles e PC cresceu 2,6% em 2023, obtendo US$ 93,5 bilhões em receita, mas isso está afetando positivamente apenas uma pequena parcela de estúdios e distribuidoras.
Ao apresentar os dez jogos mais jogados em cada plataforma, ranqueados com base no número médio de usuários ativos mensais, percebe-se que a maioria dos títulos são antigos. Fortnite é o campeão em todas as plataformas, até mesmo no Switch. Outros jogos listados incluem nomes como GTA 5, Roblox, Minecraft, Rocket League, Fall Guys, Apex Legends, Valorant, Counter-Strike 2 e Call of Duty. Além disso, olhando o PlayStation e Xbox, Starfield é o único jogo totalmente single-player que encontra-se listado.
Os dados da Newzoo também apontam que 66 jogos foram responsáveis por 80% do tempo de jogo de 2023, com 60% desse tempo tendo sido gasto em jogos lançados há seis anos ou mais, sendo que Fortnite, Roblox, League of Legends, Minecraft e GTA 5 responderam por 27% de todo o tempo que os jogadores gastaram jogando.
Além disso, dos 23% de tempo gasto com jogos novos em 2023, classificados como títulos lançados há no máximo dois anos, mais da metade foi em sequências de franquias anuais já consagradas, como Call of Duty, Madden ou EA Sports FC. Apenas 8% desse tempo de jogo foi utilizado em jogos novos ou de séries que não recebem títulos anualmente, como Diablo IV e Baldur’s Gate III.
Isso mostra que os jogadores estão gastando cada vez menos tempo em jogos novos, preferindo dar mais atenção a franquias e jogos como serviço já estabelecidos, o que explica a dificuldade das empresas em fazer com que seus lançamentos ganhem popularidade, já que estão competindo com nomes como Fortnite e Roblox, que são gratuitos e já contam com diversos conteúdos.