Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogamos: Assassin's Creed Shadows é sequência ambiciosa

Novo jogo da Ubisoft promete ser o mais ambicioso do estúdio em muito tempo

23 jan 2025 - 13h59
Compartilhar
Exibir comentários
Assassin’s Creed Shadows leva jogadores para o Japão de Oda Nobunaga
Assassin’s Creed Shadows leva jogadores para o Japão de Oda Nobunaga
Foto: Divulgação / Ubisoft

Parece até mentira, mas Assassin’s Creed Shadows está (quase) entre nós! Depois de diversos adiamentos e polêmicas, o novo RPG da Ubisoft finalmente se encontra em movimento para o lançamento oficial no dia 20 de março. 

Uma prova disso, é que o Terra Game On teve a honrosa oportunidade de jogar quatro horas do antecipado título em uma sessão de testes exclusiva. Após conviver com os dois novos protagonistas, explorar as estradas do Japão Feudal, e experimentar o novo e reformulado combate, Assassin’s Creed Shadows rapidamente entrou na minha lista de jogos mais antecipados do ano. Confira a nossa prévia!

Um novo começo 

A minha sessão de testes foi dividida em duas partes: primeiro, pude jogar todo o prólogo, que introduz os novos protagonistas do título. Começando com Yasuke, o samurai africando adotado pelo imperador Oda Nobunaga, e terminando com Naoe, uma jovem shinobi e assassina. 

Não quero dar spoilers para estragar a experiência, mas os momentos iniciais de Assassin’s Creed Shadows são um dos melhores da franquia. Ambos os protagonistas se reúnem por conta de tragédias pessoais, orquestradas pela ordem obscura que antecede os templários na região, e fermentam uma poderosa aliança de justiça e vingança.

Isto é refletido na segunda parte do teste, onde pude seguir uma linha de missões em busca do assassinato de um membro da ordem. Dentro dessa linha, o jogo se abriu totalmente, dando espaço para progredir na história da forma que eu quisesse, além de experimentar o novo combate.

Duas formas de jogar

A narrativa de Assassin’s Creed Shadows permite que o jogador escolha, entre momentos de cutscenes e gameplay, qual personagem controlar. E o mais curioso é que, dependendo da sua escolha, a estrutura da missão é completamente remodelada para enquadrar na movimentação e jogabilidade de Naoe ou Yasuke. 

Cada protagonista oferece jogabilidade única aos jogadores
Cada protagonista oferece jogabilidade única aos jogadores
Foto: Divulgação / Ubisoft

Yasuke, o samurai, é um verdadeiro tanque de guerra ambulante. Perfeito para os fãs do combate RPG que se iniciou em Assassin’s Creed Origins, Yasuke combina seus armamentos e armadura pesada para entregar um combate “pé no chão”, com muito uso de habilidades, esquivas e contra-ataques. 

Por conta de seu tamanho, Yasuke não é um personagem otimizado para o stealth, por isso, ele é a opção perfeita para jogadores que desejam quebrar tudo pelo caminho. Mas, caso sua batalha esteja dando errado, vai ser mais difícil fugir e se esconder, visto que ele não é exatamente ágil. 

Entretanto, jogar com Naoe oferece uma experiência mais clássica. Utilizando equipamentos clássicos de shinobi como shurikens, kunai, facas e ganchos, a jovem assassina é excelente para assassinar alvos de forma rápida, silenciosa e com muito estilo. Mas, em contra-ponto, ela não oferece muita resistência aos ataques, podendo ser fatal lutar contra ondas de inimigos no chão. 

Essa diversidade de jogabilidade entre os personagens é a estrela de Assassin’s Creed Shadows. Por oferecer o melhor de dois mundos, os jogadores podem se sentir confortáveis em ter variedade o suficiente na jogabilidade, evitando que o jogo fique repetitivo igual alguns títulos anteriores (estou falando de você, Valhalla).

Sistema “RPGinado”

Ao jogar um RPG, eu espero três coisas: escolhas importantes, árvore de habilidades, e um mundo bom para ser explorado. E posso dizer que, durante as minhas quatro horas de jogatina, Assassin’s Creed Shadows traz tudo isso. 

Suas escolhas mudam o rumo da narrativa e dos protagonistas
Suas escolhas mudam o rumo da narrativa e dos protagonistas
Foto: Divulgação / Ubisoft

Após adquirir certeza da localização do alvo principal da demo, Naoe e Yasuke seguem seus caminhos para invadir um castelo fortemente protegido. Nesse caso, além de escolher a abordagem para a invasão, eu precisei decidir entre assassinar ou poupar a vida do alvo, mudando drasticamente a narrativa. 

Como um bom assassino, eu eliminei o inimigo, mas as consequências dessa escolha são sentidas logo em seguida, me levando ao questionamento se eu fiz aquilo que era certo. Mas, para os jogadores que não gostam de tomar decisões, Assassin’s Creed Shadows oferece um “modo canônico”, que basicamente remove as escolhas narrativas em favor de uma história mais centralizada. 

Além disso, o jogo oferece uma árvore de habilidades para cada armamento, que varia entre katanas, tantos, naginatas, Kanabos, arcos e teppo. Diferente da bagunça em Valhalla, que entregava muita informação para o jogador, esta nova árvore é consideravelmente menor, oferecendo habilidades ativas e passivas para serem usadas no combate.

E é claro, não posso deixar de falar sobre a exploração pelo Japão Feudal. Se há algo que os estúdios por trás de Assassin’s Creed sabem fazer, é a ambientação espetacular, que replica fielmente o mundo como era há séculos atrás. No teste, havia apenas uma área explorável, mas que estava repleta de atividades para serem feitas. 

Caça de animais, pinturas, katas, e os clássicos pontos de sincronização são apenas algumas das atividades que tive o prazer de experimentar, e as pouquíssimas quatro horas de teste não foram o suficiente para ver tudo que o título possa oferecer.

Considerações

Assassin’s Creed Shadows tem potencial de ser um dos melhores jogos de 2025
Assassin’s Creed Shadows tem potencial de ser um dos melhores jogos de 2025
Foto: Divulgação / Ubisoft

Eu não vou negar, minha expectativa pelo jogo estava cada vez menor diante das preocupantes notícias. Porém, este teste fechado mudou tudo! Assassin’s Creed Shadows promete melhorar tudo aquilo que me incomodava nos títulos anteriores, enquanto segue em frente ao expandir na sua narrativa, combate e sistemas RPG. 

Não tenha dúvidas, se existe um jogo que você deve prestar atenção neste primeiro semestre, com certeza ele se chama Assassin’s Creed Shadows. Mal posso esperar para o lançamento oficial, pois eu já estou com muitas saudades deste mundo fantástico que está sendo criado pela Ubisoft. 

Assassin’s Creed Shadows será lançado no dia 20 de março para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

*Agradecemos à Ubisoft Brasil pelo convite especial*

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade