Jogamos: Gran Turismo 7 fica ainda melhor na realidade virtual
Com atualização, game de corrida é um dos maiores trunfos do PSVR 2
O PlayStation VR 2 é um periférico novo para o PS5 e que demanda um investimento considerável: R$ 4.500 não é pouca coisa. Para dar certo, a Sony precisa oferecer jogos que convençam os proprietários do console a adquirir o novo headset - e Gran Turismo 7, com quase um ano de idade, pode ser o game certo para a tarefa.
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Com a atualização disponibilizada nesta semana, o jogo de corrida da Polyphony Digital ganhou suporte para o PSVR 2 e pode ser jogado quase completamente em realidade virtual. Apenas as corridas para dois jogadores em tela dividida ficaram de fora - o PS5 só aceita um headset. Aliás, é curioso que o jogo usa o DualSense e não os novos controles - talvez pela precisão dos gatilhos e para manter o feedback háptico.
Navegar pelos menus é exatamente como no jogo normal, como se uma grande televisão flutuasse em frente ao jogador. Após alguns ajustes rápidos, voilá, está tudo pronto e começa o primeiro minigame, o Rally Musical, em que se corre passando por checkpoints antes que o tempo acabe.
É incrível se ver transportado para dentro do carro, com o piloto inteiro lá dentro: braços, tronco, pernas. O motorista troca as marchas e sapateia entre o acelerador, embreagem e freios nos momentos mais intensos da corrida. Todas as provas e todos os carros são pilotados assim - e tudo no painel funciona, assim como os retrovisores.
Há um modo de jogo exclusivo para o PSVR 2, em que o jogador pode visitar a garagem e várias paisagens diferentes para admirar seus carros bem de perto (ou de dentro). Mesmo sem os detalhes minuciosos vistos no modo Forzavista, da franquia rival Forza, ainda é muito bonito de se ver. Mas é uma experiência limitada, sem a interatividade que se espera da realidade virtual.
O que impressiona mesmo é quando se entra na pista. O interior de cada carro é único e reproduzido nos mínimos detalhes, inclusive a distância do volante, as proteções nas janelas, e passar raspando e encarar o piloto ao lado é sempre empolgante. As inclinações em um traçado oval e a emoção das curvas fechadas e derrapagens são intensificadas pelo PSVR 2, que acompanha os olhos e movimentos da cabeça para colocar o jogador dentro da prova. É difícil jogar o game de forma tradicional depois de experimentar algumas voltas na realidade virtual.
Quase perfeito
Nem tudo é perfeito nessa adaptação. Há alguns elementos e problemas que removem a ilusão da realidade virtual. Falta a sensação de batida: você sente que tem um carro ao lado do seu, mas é Gran Turismo, então não espere por acidentes mirabolantes nem aquele barulho assustador. Quem sabe em um futuro Burnout VR? Não sei se estamos preparados.
Enquanto os carros são muito bem renderizados e se aproveitam do rastreamento dos olhos do PSVR 2 para garantir a resolução elevada, os cenários ao redor, especialmente prédios nas pistas urbanas, parecem bem mais simples. Também foi meio desapontador perceber que a chuva não molhava o interior de um carro conversível. Seria a realidade virtual mais confortável do que a de verdade? Fica o questionamento.
Por sinal, alguns movimentos com a cabeça podem levar o jogador 'para fora da Matrix'. Explico: ao guiar um carro conversível, um belo Corvette Stingray, tentei colocar a cabeça para fora da janela. Acabei entrando em uma tela escura, com linhas verdes marcando o esqueleto poligonal do veículo. Bastou voltar para a posição correta para o esportivo ressurgir, sem nenhuma perda para o jogo, mas ainda assim, é uma pena que essas coisas aconteçam.
O mesmo bug no wireframe acontece ao entrar em um carro na garagem e se mover para áreas além dos limites (como ficar com a cabeça 'dentro' da porta ou do capô. Além disso, paredes invisíveis e ausência de um corpo limitam a experiência no showroom virtual. Seria legal poder abrir o capô e mexer no motor, bancar o mecânico. Mas essa parte do jogo é meramente contemplativa e recatada, sem chance dos fãs do mundo automotivo de apreciar as entranhas dos seus bólidos.
Sendo sincero, é preciso procurar bastante para encontrar essas falhas na simulação. Ao jogar Gran Turismo 7 em VR do jeito que o game espera que você faça, nada vai depor contra a experiência. Mas seria legal ver uma imersão ainda maior no futuro.
Aposta certeira
Liberar o suporte para realidade virtual em Gran Turismo 7 já no lançamento do PSVR 2 é, sem dúvida, uma das melhores apostas que a Sony poderia fazer no lançamento do headset. O game é um campeão de vendas no PS5 e um daqueles chamados 'system sellers' do PlayStation: um jogo que vende aparelhos.
Não é de hoje que muitos jogadores compram consoles PlayStation especificamente para jogar Gran Turismo e os fãs mais ferrenhos costumam investir pesado na experiência, com cockpits e volantes profissionais que às vezes, custam mais caro do que o PSVR 2.
Gran Turismo 7 está disponível para PS4 e PS5. Somente a versão PlayStation 5 tem suporte para os óculos PSVR 2.