Jogamos: Hearthstone: A Grande Treva Infinita traz naves espaciais ao tabuleiro
Draenei e Demônios viajam pela Treva Infinita e chegam à Taverna
Após ficar mais de um ano sem jogar Hearthstone, é legal retornar e ver que tudo ainda é muito familiar. A abertura, a interface e a facilidade para abrir pacotes, montar um deck e começar a competir ainda é como em 2014. Só que agora temos a Grande Treva Infinita como tema de expansão, com palavra chave nova e muitos cards para colecionar e adicionar nos decks.
Demorei um pouquinho para me acostumar, mas logo entrei no meta e pude explorar o conteúdo desta nova etapa do jogo de cartas da Blizzard.
Naves Espaciais
Como nas principais expansões do jogo, o grande destaque aqui fica por conta da nova palavra chave. A novidade que A Grande Treva Infinita traz é a “Nave Estelar”, que está presente na descrição de diversos cards para as classes Cavaleiro da Morte, Caçador de Demônios, Druida, Caçador, Ladino e Bruxo.
Diferente dos clássicos Grito de Guerra ou Provocar, essa palavra chave é bem menos intuitiva e pede bem mais atenção na montagem de deck e uso. Assim que um card com essa palavra chave morre, ele deixa uma peça na mesa, iniciando assim a montagem de uma Nave Estelar. Cada card que morrer em seguida e deixar peças, também vai contribuir para a montagem dessa nave.
A nave fica no seu tabuleiro e pode ser ativada a qualquer momento ao custo de cinco de mana. Após a nave ser destruída ou ativada, outra pode começar a ser montada. Um detalhe legal aqui é que cada classe possui sua própria nave, com um design único.
Repare também que é preciso várias etapas e turnos para ver o efeito da palavra chave fazer o jogo mudar a seu favor, o que é bem contra intuitivo, mas legal de ver acontecer dentro da partida. Eu estou usando uma variação de deck de bruxo agressivo que usa essa nave. Ainda estou me acostumando com o gameplay do deck, mas dá para ver o potencial das naves. Elas também são amplamente utilizadas em decks de ladino bem mais táticos e demorados, o que mostra versatilidade.
No entanto, ainda não há muita variedade de cards e outros decks estão bem mais fortes no meta, o que faz com que a novidade ainda seja pouco explorada nas partidas ranqueadas. talvez vingue mais para frente. Em todo caso, foi uma adição legal e bem criativa, fora do convencional para o jogo.
Draenei Chegaram
Se tinha uma ausência sentida dentre os Lacaios do Hearthstone era a raça Draenei, que é parte importante do WOW, mas aqui ainda não tinha tido destaque fora o icônico Velen. Como eles viajaram pela Treva Infinita até Azeroth, não existe momento mais oportuno do que esse para introduzi-los nos tabuleiros da taverna.
Os Lacaios dessa raça tem o poder de gerar efeitos assim que outro é lançado, como o Artífice Engenhoso dos Magos, que recupera cristais de mana de acordo com o ataque do próximo Draenei. Há lendários e outros que têm efeitos próprios e poderosos também.
Muitos decks estão utilizando essa sinergia e é outra adição pedia a tempos.
Para a lore fazer sentido, outro lacaio temático que domina a expansão são os demônios, que seguiram os Draenei pelo espaço. São diversos deles em tudo que é deck, para usar com sinergias já antigas no jogo.
Eu testei poucos deles, e os que mais gostei foram os que usam a palavra chave Sortilégio, que retorna nesta expansão também. A combinação com feitiços continua poderosa e divertida de utilizar.
Considerações
Pelo bem e pelo mal, Hearthstone continua previsível no que diz respeito ao seu gameplay, interface e conteúdo. A nova expansão adiciona criatividade na palavra chave Nave Estelar e traz lacaios pedidos a tempos pela comunidade. No entanto, a dinâmica do jogo e todo o resto continua muito parecida e familiar. Se é a sua praia, é um bom momento para retornar e gastar umas boas horas batalhando na taverna.