Jogamos: Kerbal Space Program 2 é mais acolhedor que antecessor
Simulador de engenharia espacial entra em acesso antecipado na Steam nesta sexta (24)
Muita gente sonha em ir ao espaço, mas nem todo mundo sabe como chegar lá. Kerbal Space Program 2 é um simulador espacial que, além de te mostrar que a ciência espacial não é tão simples, também ensina os fundamentos da engenharia aeroespacial de uma forma interativa, divertida e humorística.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
O Game On teve a oportunidade de jogar o acesso antecipado da sequência de Kerbal Space Program, e saímos com um saldo bem positivo. O game estará disponível no Early Access da Steam a partir desta sexta, 24 de fevereiro.
Ao infinito e além
Antes de mais nada, eu preciso admitir uma coisa: eu não sei como as viagens espaciais funcionam. Eu sou totalmente leigo nesse assunto, física sempre foi a minha matéria mais fraca no colégio, e sendo sincero eu nunca tive tanto interesse em me aprofundar. Sempre admirei os voos de teste, até hoje acompanho as lives das missões da SpaceX, mas sempre com olhos casuais e sem entender muito bem o que estava acontecendo na minha frente.
Então é natural dizer que, quando eu comecei o teste do Kerbal Space Program 2, eu estava muito nervoso de não conseguir fazer “o foguete subir”. Eu dei uma chance ao antecessor algum tempo atrás, e mesmo existindo uma quantidade enorme de tutoriais dentro do jogo e na internet de como jogar, eu simplesmente não conseguia fazer nada que funcionasse. Meus foguetes saiam do chão, sim, mas quase sempre voltavam para a Terra após cometer erros técnicos que causaram acidentes e mortes de todos os tripulantes.
KSP2, por outro lado, tem um dos melhores guias que eu já vi em um jogo. Logo de início, o jogo recomenda para que o jogador vá até o “centro de treinamento”, onde quatro diferentes lições são apresentadas ao jogador, ensinando fundamentos básicos de como um foguete é construído e como a órbita pode ser usada para mudar o trajeto de uma nave ou satélite. O início de cada “lição” é apresentado no formato de uma animação bem humorada e altamente explicativa, e eu particularmente não consigo pensar em nenhuma forma melhor de prender a atenção do jogador.
Depois dessas lições, lá estava eu no hangar, pronto para montar a minha primeira missão espacial. Desta vez, o jogo oferece ainda mais partes diferenciadas para a montagem de seu foguete, e é muito divertido brincar com possibilidades. Você pode criar diversas aberrações que fariam Elon Musk chorar no banho, ou criar foguetes legítimos que com certeza poderiam ser usados pela NASA. Você pode estipular a quantidade de passageiros, criar circuitos internos, adicionar aparelhos de comunicação interestelar, escolher entre diversos tipos de combustíveis, propulsores e por aí vai. Depois disso, basta ir até a pista de decolagem, e torcer para que seus cálculos tenham dado certo.
É prazeroso ver que a aberração de 20 andares conseguiu sair do chão, principalmente depois de várias tentativas erradas. Mesmo que você erre várias e várias vezes, o jogo tem um magnetismo que te puxa de volta para o quadro de montagem, mas não termina por aí! Após atingir a órbita, é possível utilizar o seu conhecimento para viajar para outros corpos celestes, explorar planetas alienígenas, estabelecer colônias e comunicações fora do sistema solar e muito mais, basta você ter equipado sua nave com combustível o suficiente e torcer para que não saia da órbita terrestre, levando a tripulação para o abraço da noite eterna e fria do espaço.
A performance no acesso antecipado está um pouco quebrada, mas eu acho que isso já era de se esperar. Por ser um jogo que utiliza fortemente a CPU e GPU para realizar cálculos precisos por conta da física e a renderização dos modelos detalhados de planetas e luas, creio que seja normal sofrer com várias e várias quedas de quadros em alguns momentos mais pesados. Porém, como o jogo completo ainda não está sendo lançado, devemos manter as esperanças que mais otimizações chegarão no futuro.
Considerações
Kerbal Space Program 2 é um jogo que pega tudo de bom do seu antecessor e faz ainda melhor, entregando um pacote completo e acolhedor para os jogadores mais casuais. Todas as mecânicas que fazem a franquia ser única ainda são existentes, porém os guias e dicas dentro do jogo permitirá que mais pessoas possam experimentar a fantasia de um dia sair do planeta que chamamos de lar, e eu acho isso ótimo.
Kerbal Space Program 2 chega em acesso antecipado no PC (via Steam) em 24 de fevereiro. O game também terá versões para PS4, PS5 e Xbox Series X/S.