Jogamos: Nocturnal é uma aventura 2D inspirada em Prince of Persia
Com belos visuais e mecânica divertida, game indie chega em junho para PC e consoles
Produzido pela Sunnyside Games, Nocturnal é um jogo independente inspirado por Prince of Persia, o original do Apple II. Apesar do jogo não ter uma data de lançamento definida, o Game On teve a oportunidade de testar a primeira hora da aventura. Mas será que Nocturnal tem potencial?
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Fogo e sombras
O início de Nocturnal é bem misterioso, e ajuda a criar uma atmosfera de tensão logo de cara. Você é um soldado que, ao retornar para sua ilha natal, se vê no meio de um campo de batalha massacrado por algum tipo de espírito maligno. Ao entrar no templo, você é perseguido por uma sombra escura, que consome tudo em seu caminho.
Após fugir, você encontra o primeiro inimigo do jogo, e aprende um pouco mais do combate. Infelizmente, neste primeiro momento, só era possível esquivar e bater com a espada, mas o combate melhora conforme você encontra novas mecânicas, sendo uma delas o fogo.
Ao encontrar uma pira acessa, você descobre que é possível atear fogo na sua espada. Este fogo é a principal ferramenta para completar puzzles, abrir plataformas e também para matar os inimigos infectados pela sombra. Porém, o fogo não é infinito, então é necessário estar atento para acender tochas que estão espalhadas pelas paredes do palácio.
Além de você ficar preocupado em completar puzzles, pular em plataformas e sobreviver ataques inimigos, o jogo te obriga a não negligenciar as chamas, que se tornam a sua fiel companheira durante a jornada. Em uma parte específica no teste fechado, eu precisava alcançar uma plataforma do outro lado de um abismo, enquanto hordas de inimigos me atacavam constantemente, tudo isso sem permitir que a chama na espada apagasse.
A dificuldade do jogo muda de repente, com momentos em que morri várias vezes até descobrir a tática correta. Eu particularmente gostei da luta contra o único chefe disponível na demo, onde era necessário estar em constante movimento para me esquivar de espadas gigantes que caiam do céu.
Arte melancólica
O jogo tem um estilo artístico que invoca melancolia e solidão. O palácio escuro se torna um lugar sombrio por conta das sombras, mas é possível encontrar pequenos resquícios de esperança nas lacunas. As estatuas espalhadas pelo mapa veneram um Deus antigo, algumas salas são povoadas por sobreviventes deste mundo que compartilham as suas histórias, e as poucas vezes em que voltamos para a superfície revelam um mundo vivo e ensolarado.
Não é novidade que jogos 2D tem mais liberdade criativa para a criação de seus visuais, mas o de Nocturnal é realmente muito bem trabalhado. A trilha sonora do jogo também ajuda a criar a base deste mundo perdido, principalmente quando você está na parte mais escura do jogo sendo perseguido por um cachorro gigante. Já deu para perceber que estes momentos de desespero fazem parte do jogo, não é mesmo?
Conclusão
Nocturnal tem um enorme potencial para entrar no ranking de jogos 2D aclamados. A exploração pelo palácio pode ser um pouco linear, e o combate pode ser muito simples em alguns momentos, mas o jogo faz um ótimo trabalho em subverter expectativas durante momentos que você não espera.
Nocturnal está previsto para chegar em algum momento deste trimestre para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.