Jogamos: The Division 2 ganha elementos rogue-lite com modo Descent
Novo modo de jogo estará disponível para todos os jogadores, mesmo sem a expansão Warlords of New York
The Division 2 está entrando em seu quinto ano e a Ubisoft tem várias novidades planejadas para o jogo de tiro tático ambientado em uma América devastada por uma pandemia, a "Gripe do Dólar". Uma delas é o modo Descent, que introduz elementos de jogos rogue-lite, e nós do Game On tivemos a oportunidade de jogá-lo antecipadamente.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
A premissa de Descent consiste nos agentes da Division participarem de um novo treinamento “high tech” em um abrigo subterrâneo escondido em Washington D.C. No abrigo, você deve deixar todo o seu equipamento de alto nível para trás e entrar na nova simulação com um simples objetivo: derrotar a IA em controle do treinamento.
Assista ao trailer do modo Descent de The Division 2:
Ciclo de risco e recompensa
Se você já jogou algum rogue-lite ou até mesmo um roguelike, então não vai ser difícil pegar as manhas de Descent. O jogador irá encontrar várias habilidades e armas aleatórias durante a travessia pelo mapa, mas só poderá equipar uma quantidade mínima destes itens. Se você morrer ou sair do jogo, o resultado será final, ou seja, é impossível salvar o seu progresso entre partidas.
Cada jogador do esquadrão vai escolher uma “sala” diferente, fazendo com que cada escolha seja baseada na dificuldade da partida e nas recompensas. As salas podem oferecer três classes de talentos diferentes: ofensivo, defensivo e utilidade. Os talentos ofensivos fornecem formas poderosas para causar danos aos inimigos, enquanto os defensivos fornecem diversas maneiras para você proteger o seu agente de vários tipos de dano. Eu não cheguei a testar os talentos de utilidade, mas imagino que sirvam para oferecer bônus passivos ao jogador.
Uma nova moeda exclusiva do modo Descent também pode ser adquirida durante a sua corrida pela sala escolhida. Essa moeda é utilizada no começo da partida para adquirir novas armas e melhorias para seu personagem, mas ela é reiniciada no final da run atual. As corridas seguem um padrão que já é bem comum em outros jogos do gênero: você mata inimigos, conquista novas habilidades, acumula moedas, mata os chefes e segue para a próxima fase.
Após completar algumas salas diferentes, você poderá enfrentar um chefe dentro da Arena, que é basicamente uma sala maior no final da fase atual. Derrotar um chefe também permite que você ganhe uma melhoria aleatória para o personagem, além de ter chances de receber um talento exótico. Tudo isso prepara o jogador para o desafio máximo do modo Descent: lutar contra o Nemesis.
Conforme você vai completando as fases em Descent, uma “barra do nemesis” vai começar a ser preenchida. Ao chegar em 100%, você será obrigado a lutar contra o poderoso chefe do novo modo. Não quero dar spoilers, mas eu fiquei surpreso com o conceito por trás do Nemesis, e tenho certeza que os fãs vão gostar do que a Ubisoft preparou para este chefão.
Considerações
Os elementos “rogue” deste “rogue-lite” podem ser considerados simples se formos comparar com outros jogos do gênero, mas isso não é um ponto negativo. O novo modo de jogo combina (e muito) com a jogabilidade de The Division 2, e tem o potencial de renovar o interesse da franquia para veteranos e novatos. No final, eu não tenho vergonha de admitir que eu gostei deste novo modo, e mal posso esperar para continuar jogando quando ele for lançado para o público geral.
The Division 2 está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.