Jogamos: Two Point Museum traz novas mecânicas aos fãs da franquia
Novo jogo da série Two Point coloca jogadores para gerenciar museus
Tive a oportunidade de jogar há alguns dias uma versão inicial do recém-anunciado Two Point Museum, onde consegui obter um pouco da experiência de administrar um museu que aguarda os jogadores quando o jogo for lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
O que me chamou a atenção logo de imediato foi a performance do game no PC, que estava muito boa se tratando de uma versão que, segundo os desenvolvedores, não estava próxima daquela que será fornecida aos jogadores no lançamento.
Falando especificamente das atividades e mecânicas presentes em Two Point Museum, o game lhe fornece os primeiros passos sobre como deve gerir seu museu, que precisa estar constantemente atualizado com novos itens de exposição para atrair o interesse do público.
Todo museu requer especialistas para tomar conta dos produtos que estão sendo exibidos e garantir sua manutenção, e eles também são enviados em expedições para locais remotos, para encontrar novas antiguidades raras para serem expostas. Em um desses momentos, um dos especialistas retornou com um fóssil de dinossauro, mas estava incompleto, sendo necessário enviá-lo em mais expedições para achar o restante dele e ter o dinossauro completo.
Pela primeira vez em Two Point, há crianças no game, que aparecem em excursões ou então acompanhadas de suas famílias, sendo necessário por itens interativos no museu para que elas fiquem distraídas, além de guardas para garantir que elas não estraguem as antiguidades do museu. Tais guardas também servem para proteger as exposições de vândalos e ladrões.
Todos os produtos expostos precisam ser destacados para chamar a atenção de quem visita o museu, o que garante mais dinheiro sendo doado e gasto na loja de souvenirs.
Outra novidade nas mecânicas em Two Point Museum é que agora há objetivos além daqueles para alcançar três estrelas, o que, de acordo com os responsáveis pelo game, permitirá personalizar e imergir os jogadores muito mais em cada museu que eles administrarem, pois sempre haverá algo novo a se fazer.
Embora eu só tenha tido autorização para jogar por apenas uma hora, o tempo passou voando, dada a imensa quantidade de atividades presentes para serem realizadas. Eu estava sempre prestando atenção no que ocorria, de modo a melhorar constantemente o museu, ampliar o quadro de funcionários e garantir a lucratividade.
Promessa de muita liberdade criativa aos jogadores
O Two Point Studios contou ao Terra Game On que há diversas maneiras novas de personalizar os museus e experimentar diferentes layouts.
"Nós realmente dobramos a liberdade criativa desta vez”, disse Mark Webley, diretor do estúdio. “Introduzimos um sistema de divisórias adequado, para que você não esteja mais limitado apenas a salas retangulares, então agora você pode separar áreas e canalizar os visitantes por meio do museu de muitas maneiras diferentes. Há muito mais controle sobre o piso (até para os ladrilhos individuais!), e os diferentes papéis de parede”.
“Além disso, introduzimos um sistema de roda de cores, para que os jogadores possam, de fato, personalizar a aparência dos itens em seus mundos como quiserem. Também temos portas unidirecionais e portas exclusivas para funcionários. Você pode passar horas brincando com uma pequena área e um punhado de exposições e acabar criando algo único — estamos ansiosos para ver como serão os museus dos jogadores”, complementou.
“Penso, também, que a introdução do sistema de Expedição realmente nos permitiu expandir o título e dar aos jogadores a oportunidade de seguirem as suas próprias rotas através do jogo — jogadores diferentes explorarão locais diferentes e encontrarão coisas diferentes. Portanto, há muito menos experiência linear do que vimos com Hospital e Campus”.
Jogo apresenta vários tipos de exposições distintas
Embora eu tenha tido acesso apenas à exposição da pré-história, Two Point Museum terá muitos tipos diferentes de exposições disponíveis para os jogadores, espalhadas por vários temas e subtemas.
“Vimos a Pré-História, que é apenas um dos temas, mas à medida que o jogador avança, não apenas terá acesso a novos museus, mas também descobrirá novos mapas para explorar, permitindo-lhe encontrar todos os tipos de novos artefatos e outras descobertas”, contou Webley.
“Alguns museus incentivam você a experimentar temas específicos, mas você é livre para coletar itens de qualquer um dos locais do mapa disponíveis, permitindo experimentar diferentes combinações e tornar cada museu unicamente seu”.
“Cada tema de exibição apresenta uma nova reviravolta na jogabilidade. Alguns deles fazem você jogar de uma maneira completamente diferente; na verdade, algumas exposições ou subtemas individuais terão reviravoltas únicas que exigirão que você pense de maneira completamente diferente se quiser maximizar seu apelo aos visitantes”.
Vantagens de lançar o game apenas na geração atual
De acordo com o que disse Ben Hymers, diretor técnico de Two Point Museum, ao Terra Game On, deixar o game de fora da geração passada permitiu “melhorar o sistema de iluminação”, garantindo que “os jogadores realmente sintam o fator ‘uau’ ao construir seus museus”.
“Agora temos luzes posicionáveis e você pode até obter luz natural através das janelas (o que parece uma pequena mudança, mas tecnicamente é um grande avanço!)”, explicou.
“Também queríamos que o jogador pudesse expandir seus museus além do que vimos anteriormente. Como iremos regressar aos nossos vários museus à medida que o jogo e a mecânica se desenrolam, era importante que o número de exposições, funcionários e visitantes não fosse limitado, e a nova geração de consoles nos ajuda a fazer isso”.
Inúmeras atividades diferentes estão à espera
Segundo Ben Huskins, diretor de design de Two Point Museum, há muitas atividades a serem realizadas depois de alcançar três estrelas.
“Cada museu possui um arco narrativo de alto nível, dividido em vários atos, cada um com um foco diferente. Mas para continuar progredindo, você precisará trabalhar em vários museus. À medida que sua reputação como gerente de museu cresce, você pode retornar a cada um de seus museus anteriores e progredir ainda mais. Somente os curadores mais renomados poderão obter classificações de estrelas mais altas”, explicou Huskins ao Terra Game On.
“Mesmo depois de concluir o arco principal da história de um museu, você continuará recebendo mais objetivos que o incentivam a expandir e melhorar seu museu, ganhando uma classificação por estrelas mais alta e melhorando sua reputação como curador. Você pode continuar explorando os mapas da expedição, descobrir todos os locais e colecionar todas as exposições. Então, na verdade, cabe a cada jogador aperfeiçoar seus museus”.
“Com este jogo, queríamos que todos os seus museus trabalhassem juntos, como uma grande instituição. As coisas que você faz em um museu podem ajudar no progresso em outro museu. Sejam suas equipes descobrindo novos locais em um mapa ou seus especialistas analisando exposições para aprender mais sobre elas e ajudar a educar os visitantes”.
Conclusão
Com base naquilo que vi em Two Point Museum e o que foi exposto pelos desenvolvedores, os fãs da franquia Two Point aparentemente estarão bem servidos quando o novo game estiver disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.