Localizar humor é o desafio da Jackbox Games para conquistar fãs brasileiros
Após conquistar milhões de jogadores ao redor do mundo, produtora de minigames sociais chega com tudo ao Brasil
Após estourar durante os meses da pandemia, quando as pessoas procuravam formas de se divertir online com os amigos, e conquistar a atenção de streamers, de celebridades e até aparecer em programas de TV nos EUA, a Jackbox Games trouxe suas coletâneas de minigames para o Brasil e lotou um dos estande mais movimentados na gamescom latam.
Com partidas que podem ser jogadas por milhares de jogadores ao mesmo tempo, seus jogos de trívia e outras brincadeiras clássicas ao estilo 'Imagem & Ação' parecem ser diversão garantida - ainda mais nas partidas online, em que só uma das pessoas no grupo precisa possuir o jogo.
O maior empecilho, sem dúvida, é cultural: jogar em inglês e com piadas e brincadeiras ao estilo norte-americano pode ser bem complicado. Mais do que traduzir, localizar o humor da franquia Jackbox Party é o maior desafio para conquistar o público brasileiro e a produtora sabe disso.
"Nós trabalhamos com a Rockets Audio, companhia de dublagem e localização no Brasil", contou Belia Portilio, gerente de marketing global da produtora, em entrevista ao Terra Game On, junto com Andy Kniaz, vice-presidente de negócios e desenvolvimento internacional da Jackbox. Segundo o executivo, cerca de 20% do conteúdo de Jackbox Party 10, jogo lançado no Brasil, foi feito para cá, com piadas e referências projetadas para o público local. Isso inclui perguntas sobre músicas e artistas brasileiros, referências à Xuxa e Chaves, entre outras possibilidades. A narração da partida também é toda dublada e mantém o bom humor e o clima de brincadeira, como pudemos conferir em uma sessão ao lado da dupla.
O apelo dos minigames é inegável: as partidas comportam até oito participantes na mesma disputa, todos jogando através das telas dos seus celulares, independente da plataforma em que o jogo está rodando. É uma ótima pedida para reuniões de amigos e festas com a família. Andy apontou que o jogo conta com filtros para ficar mais 'amigável para toda a família', evitando assim piadas com teor mais adulto quando os pequenos estão participando da diversão. O estúdio também trabalha em uma coletânea de minigames 'só para maiores', que chegará ainda este ano.
Ao jogar online, é possível acrescentar milhares de pessoas à conta, como uma plateia (ou júri?) virtual que vota nos resultado. Foi o que rolou em uma live recente do streamer Alanzoka, um dos maiores criadores de conteúdo de games do país. Na transmissão da Twitch, 5 mil pessoas votavam para escolher os ganhadores em cada etapa da partida!
Alías, é interessante notar que há vários jogos da série Jackbox Party, mas eles não são expansões ou DLCs e sim produtos fechados. O jogador pode comprar qual ele quiser, na ordem que preferir e ir aumentando a coleção com o passar do tempo. Para facilitar a vida dos fãs, a produtora lançou recentemente o Jackbox Megapicker, uma espécie de plataforma através da qual é possível selecionar os mini-games direto da sua biblioteca.
Toda em português, a coletânea mais recente, Jackbox Party 10, está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.