Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Localizar humor é o desafio da Jackbox Games para conquistar fãs brasileiros

Após conquistar milhões de jogadores ao redor do mundo, produtora de minigames sociais chega com tudo ao Brasil

4 jul 2024 - 13h59
Compartilhar
Exibir comentários
Belia Portilio e Andy Kniaz, da Jackbox Games, estavam na gamescom latam
Belia Portilio e Andy Kniaz, da Jackbox Games, estavam na gamescom latam
Foto: Terra Game On / Pablo Raphael

Após estourar durante os meses da pandemia, quando as pessoas procuravam formas de se divertir online com os amigos, e conquistar a atenção de streamers, de celebridades e até aparecer em programas de TV nos EUA, a Jackbox Games trouxe suas coletâneas de minigames para o Brasil e lotou um dos estande mais movimentados na gamescom latam.

Com partidas que podem ser jogadas por milhares de jogadores ao mesmo tempo, seus jogos de trívia e outras brincadeiras clássicas ao estilo 'Imagem & Ação' parecem ser diversão garantida - ainda mais nas partidas online, em que só uma das pessoas no grupo precisa possuir o jogo.

O maior empecilho, sem dúvida, é cultural: jogar em inglês e com piadas e brincadeiras ao estilo norte-americano pode ser bem complicado. Mais do que traduzir, localizar o humor da franquia Jackbox Party é o maior desafio para conquistar o público brasileiro e a produtora sabe disso.

"Nós trabalhamos com a Rockets Audio, companhia de dublagem e localização no Brasil", contou Belia Portilio, gerente de marketing global da produtora, em entrevista ao Terra Game On, junto com Andy Kniaz, vice-presidente de negócios e desenvolvimento internacional da Jackbox. Segundo o executivo, cerca de 20% do conteúdo de Jackbox Party 10, jogo lançado no Brasil, foi feito para cá, com piadas e referências projetadas para o público local. Isso inclui perguntas sobre músicas e artistas brasileiros, referências à Xuxa e Chaves, entre outras possibilidades. A narração da partida também é toda dublada e mantém o bom humor e o clima de brincadeira, como pudemos conferir em uma sessão ao lado da dupla.

O apelo dos minigames é inegável: as partidas comportam até oito participantes na mesma disputa, todos jogando através das telas dos seus celulares, independente da plataforma em que o jogo está rodando. É uma ótima pedida para reuniões de amigos e festas com a família. Andy apontou que o jogo conta com filtros para ficar mais 'amigável para toda a família', evitando assim piadas com teor mais adulto quando os pequenos estão participando da diversão. O estúdio também trabalha em uma coletânea de minigames 'só para maiores', que chegará ainda este ano.

Ao jogar online, é possível acrescentar milhares de pessoas à conta, como uma plateia (ou júri?) virtual que vota nos resultado. Foi o que rolou em uma live recente do streamer Alanzoka, um dos maiores criadores de conteúdo de games do país. Na transmissão da Twitch, 5 mil pessoas votavam para escolher os ganhadores em cada etapa da partida!

Alías, é interessante notar que há vários jogos da série Jackbox Party, mas eles não são expansões ou DLCs e sim produtos fechados. O jogador pode comprar qual ele quiser, na ordem que preferir e ir aumentando a coleção com o passar do tempo. Para facilitar a vida dos fãs, a produtora lançou recentemente o Jackbox Megapicker, uma espécie de plataforma através da qual é possível selecionar os mini-games direto da sua biblioteca.

Toda em português, a coletânea mais recente, Jackbox Party 10, está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade