Lucros despencam e Square Enix decide apostar em jogos multiplataforma
Estratégia inclui “plataformas da Nintendo, PlayStation, Xbox e PCs”
A Square Enix anunciou mudanças, tendo como foco lançar títulos como multiplataforma devido ao lucro que caiu.
A Square Enix anunciou mudanças dentro da empresa, que passará a focar em lançar seus títulos como multiplataforma após os lucros caírem no último ano fiscal, encerrado em 31 de março de 2024.
Segundo o que foi revelado, apesar das vendas envolvendo videogames terem aumentado 2,6%, o lucro despencou 15,8%, mesmo com os lançamentos de jogos como Final Fantasy XVI, Final Fantasy Pixel Remaster e Final Fantasy VII Rebirth. Falando especificamente de jogos HD, o nome da subcategoria que a Square Enix utiliza para abranger todos esses jogos, a perda operacional foi de aproximadamente US$ 51,9 milhões.
Final Fantasy XVI e Final Fantasy VII Rebirth saíram exclusivamente para PlayStation 5, com a empresa tendo dito tempos atrás que o primeiro vendeu três milhões de cópias, mas ainda não comentou sobre as vendas de Rebirth.
No seu relatório financeiro (via IGN), a Square Enix afirmou que sofreu com uma “jornada incompleta para uma melhor rentabilidade no desenvolvimento de jogos HD” e que “lançou muitos títulos, mas alguns não conseguiram corresponder às expectativas de lucro, especialmente títulos terceirizados e alguns títulos AAA”. É possível que Final Fantasy VII Rebirth esteja incluído nisso.
Com os lucros caindo, a Square Enix anunciou algo que chamou de “Square Enix Reinicia e Desperta”, o nome de seu plano de três anos para recomeçar focando no crescimento em longo prazo. Isso envolve repensar todos os seus negócios, com destaque para uma “mudança para uma estratégia multiplataforma”, com a empresa dizendo que irá “buscar agressivamente uma estratégia multiplataforma que inclua plataformas Nintendo, PlayStation, Xbox e PCs”. Ela diz “plataformas Nintendo” porque o sucessor do Switch será anunciado até abril de 2025.
Com a nova estratégia, a Square Enix quer criar um ambiente onde mais pessoas possam aproveitar suas franquias e jogos AAA, sugerindo que os próximos Final Fantasy principais não serão exclusivos para PlayStation, embora nenhum outro tenha sido anunciado após a chegada de Final Fantasy XVI.
A Square Enix também quer qualidade em vez de quantidade, de forma a conseguir “diversão garantida”, sugerindo que os lançamentos de seus jogos terão um intervalo maior entre um e outro.
Atualmente a empresa vem trabalhando na versão de Final Fantasy XVI para PC, na última parte da trilogia de Final Fantasy VII Remake, na expansão Dawntrail para Final Fantasy XIV, em Kingdom Hearts 4 e em Dragon Quest XII.