Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mario + Rabbids Sparks of Hope se reinventa e evolui parceria

Ubisoft arrisca ao mudar fórmula do Kingdom Battle, mas acerta em cheio

25 out 2022 - 10h59
(atualizado às 11h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Mario + Rabbids Sparks of Hope é evolução da franquia
Mario + Rabbids Sparks of Hope é evolução da franquia
Foto: Reprodução

O encontro entre Mario e os Rabbids aconteceu de maneira inesperada em 2017, mas Kingdom Battle provou duas coisas: misturar o encanador com coelhos caóticos em um jogo tático no melhor estilo XCOM era uma ideia estranhamente certeira; o mascote da Nintendo estava em boas mãos na Ubisoft. Mario + Rabbids Sparks of Hope mira ainda mais alto e não se limita a aprimorar o que deu certo há cinco anos, trazendo mudanças significativas para criar uma experiência menos linear e mais dinâmica e divertida.

Carregando o DNA de seu antecessor, Sparks of Hope mantém as batalhas táticas por turnos, mas as semelhanças praticamente param por aí. Colocando frente a frente um esquadrão formado por três personagens das franquias Mario ou Rabbids contra as ameaças de Calamita, uma entidade maligna que está consumindo os Sparks e ameaçando toda a galáxia, o jogo traz áreas de combate mais extensas quando comparado ao anterior e não limita o movimento de cada herói às tradicionais grades, sendo possível movê-los livremente pelo cenário, restringindo o posicionamento apenas ao alcance de cada um.

Embora essa liberdade traga maior flexibilidade estratégica, é preciso ficar atento aos inimigos e às coberturas. Cada personagem tem apenas dois pontos de ação por turno e não pode mais se mover após executar um ataque, então atacar ou avançar de maneira inconsequente pode trazer resultados desastrosos - saber usar os movimentos em dupla ou característicos de cada personagem para se proteger ou eliminar ameaças diretas também é essencial para superar os estágios mais difíceis.

Emprestando seu nome ao jogo, os Sparks aumentam ainda mais as possibilidades. Conforme progride pela história, é possível desbloquear diversos deles que, quando equipados - é possível equipar até dois em cada personagem -, garantem habilidades adicionais que vão de disparos elementais, que podem eletrificar ou congelar um inimigo, até se tornar temporariamente invisível ou ressuscitar aliados abatidos. 

Embora muitos Sparks causem efeitos semelhantes aos ataques especiais das armas em Kingdom Battle, há uma diferença importante: quando se usa uma habilidade Spark, seu efeito está garantido. No jogo anterior, as estratégias muitas vezes esbarravam nas probabilidades, uma vez que o efeito de cada arma tinha uma chance baixa de ser realmente efetivo.

Campos de batalha são mais extensos e abrem mais possibilidades no novo jogo
Campos de batalha são mais extensos e abrem mais possibilidades no novo jogo
Foto: Reprodução

Outra novidade está no elenco de personagens jogáveis. Enquanto a ausência do carismático Yoshi é sentida, Bowser, Rosalina Rabbid e Edge, um Rabbid misterioso e agressivo, chegam como opções - e todos carregados de personalidade. Nove ao todo, é possível escolher três deles por vez para formar a equipe que enfrentará cada estágio e irá explorar livremente cada planeta, no melhor estilo Mario 64, do jogo. As escolhas não são apenas estéticas e cada personagem se destaca em uma função: Luigi é um excelente atirador a distância, enquanto a Peach é a suporte que todo mundo quer em seu time. Cada personagem também tem sua própria árvore de habilidades, dividida em Vida, Movimento, Arma, Técnica e uma quinta inicialmente bloqueada, usada para melhorar as habilidades dos Sparks.

A variedade de inimigos e campos de batalha também chama a atenção e mantém o interesse ao longo das muitas horas de jogo necessárias para completar a jornada galáctica. Cada arena exige planejamento, tanto ofensivo como defensivo, e os inimigos surpreendem com facilidade. 

Some todos esses elementos à uma qualidade gráfica digna dos jogos mais recentes do Nintendo Switch e uma trilha sonora, composta por Yoko Shimomura (Street Fighter 2) e Gareth Coker (Ori and the Blind Forest) e dublagem não menos impressionantes, e tenha um dos jogos mais divertidos de 2022. Mario + Rabbids Sparks of Hope não está dublado em português brasileiros, mas suas legendas também receberam um carinho especial da desenvolvedora e trazem muita brasilidade.

Considerações

Mario + Rabbids Sparks of Hope - Nota: 9
Mario + Rabbids Sparks of Hope - Nota: 9
Foto: Reprodução

A Ubisoft não se limitou a aprimorar a fórmula de Kingdom Battle e acertou em todas as escolhas em Sparks of Hope. É um jogo melhor em todos os sentidos: divertido, tem opções de dificuldade para todos os tipos de jogadores e conta uma história encantadora à sua maneira. Mario + Rabbids Sparks of Hope é uma evolução clara da franquia e uma peça essencial na coleção.

Mario + Rabbids Sparks of Hope está disponível exclusivamente para Nintendo Switch.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade