Microsoft cria versão de Quake 2 gerada por inteligência artificial
Resultado não ficou bom, sendo pior do que o jogo original em todos os sentidos
Após a Microsoft revelar no começo do ano seu novo modelo de IA, chamado Muse, que consegue gerar gameplay de jogos, ela liberou uma versão de Quake 2 gerada por essa inteligência artificial, podendo ser jogada em um navegador.
Conforme é possível conferir nessa demo, trata-se de algo muito básico, com visuais, inimigos e objetos borrados, bem pior do que a versão original do game. O desempenho também está péssimo e a interação com itens e inimigos não funciona corretamente.
Dito isso, a Microsoft demonstrou originalmente seu modelo de IA Muse em 300x180 e 10 fps, enquanto que Quake 2 está rodando em 640x360 numa taxa de quadros jogável, apesar de ainda estar lento e travado. É uma experiência bastante limitada, mas serve como indicação do que poderá ser possível reproduzir com essa IA futuramente.
Segundo informado pela empresa, Muse poderá ajudar a melhorar jogos clássicos, como Quake 2, e trazê-los para plataformas atuais.
“Você poderia imaginar um mundo onde, a partir de dados de gameplay e vídeo, um modelo [de IA] pudesse aprender jogos antigos e realmente torná-los portáteis para qualquer plataforma onde esses modelos pudessem rodar”, disse o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, em fevereiro (via The Verge). “Nós falamos sobre preservação de jogos como uma atividade para nós, e esses modelos e sua capacidade de aprender completamente como um jogo funciona sem a necessidade do motor original rodando no hardware original abre uma tonelada de oportunidades.”
Você pode jogar Quake 2 do modelo de IA Muse acessando este link.