Modders usam código-fonte vazado para rodar GTA 5 no Switch
Popular jogo da Rockstar chega de forma não-oficial ao console da Nintendo
Grupo de modders conseguem rodar GTA 5 no Switch a partir do código-fonte vazado e disponibilizam vídeo de 2 minutos mostrando o progresso, sendo o prólogo jogável, mas com desempenho inconsistente.
Algum tempo após o código-fonte de GTA 5 vazar ao público depois que a Rockstar foi vítima de ataques hackers, um grupo de modders chamado Superstar South disponibilizou um vídeo de dois minutos (via GamesRadar) mostrando o jogo rodando no Switch.
O grupo havia anunciado em março que estava tentando criar um port não-oficial de GTA 5 para Switch usando o código-fonte que vazou, e parece que está progredindo bem nisso.
Até então, as tentativas em rodar o jogo faziam com que ele travasse antes mesmo de começar a carregar, portanto o fato de que agora conseguiram deixar o prólogo jogável, mostra que os modders cruzaram uma etapa importante do projeto.
Segundo o que informaram, o jogo foi mostrado no Switch via modo portátil, sem overclock, e a gravação não ficou muito boa em comparação com o jogo em si rodando. A taxa de quadros está inconstante e a qualidade visual, como era de se esperar, foi drasticamente reduzida.
Obviously you want to at least see how far we got...
(the recording is not as smooth when compared to hardware video output) pic.twitter.com/y0oSRterbD
— Superstar South (@SuperstarS31668) April 17, 2024
Até hoje a Rockstar nunca deu sinal de que pretende lançar uma versão nativa de GTA 5 para Switch. Uma das razões para isso pode envolver problemas de compatibilidade com o motor gráfico do jogo no videogame híbrido.
De qualquer forma, é bastante improvável que o Superstar South disponibilize publicamente esta versão de GTA 5 no Switch, pois certamente se tornariam alvos da Take-Two Interactive e da Rockstar por violação de direitos autorais.