Naughty Dog e Insomniac são afetadas por corte realizado pela Sony
Guerrilla Games e Firesprite também terão reduções no quadro de funcionários
Após a Sony anunciar que vai demitir aproximadamente 900 pessoas em seus estúdios PlayStation, ela forneceu mais informações a respeito de quais desenvolvedoras serão afetadas pela decisão.
Nos Estados Unidos, a Insomniac Games de Marvel’s Spider-Man e Ratchet & Clank, assim como a Naughty Dog de The Last of Us e Uncharted, serão impactadas pelo corte, “assim como nossas equipes de tecnologia, criação e suporte”.
No Reino Unido e na Europa, o PlayStation London Studio será fechado completamente e haverá reduções no número de funcionários da Guerrilla, das franquias Horizon e Killzone, e da Firesprite, que ajudou a fazer Horizon Call of the Mountain e vem trabalhando em um novo jogo para a Sony.
Também haverá “pequenas reduções em outras equipes do PlayStation Studios”, mas não foram supridos detalhes a respeito de quais são.
Projetos cancelados
Como resultado das demissões, a Sony disse que interrompeu o desenvolvimento de alguns projetos, sem dizer especificamente os nomes deles, com Hermen Hulst, Chefe do PlayStation Studios, dizendo que "oferecer e manter experiências sociais online – permitindo que os jogadores de PlayStation explorem nossos mundos de maneiras diferentes – bem como lançar jogos em dispositivos adicionais, como PC e dispositivos móveis, requer uma abordagem diferente e recursos diferentes".
“Analisamos nossos estúdios e nosso portfólio, avaliando projetos em vários estágios de desenvolvimento, e decidimos que alguns desses projetos não irão avançar”.
“Quero deixar claro que a decisão de interromper o trabalho nesses projetos não reflete o talento ou a paixão dos membros da equipe”, continuou. “Nossa filosofia sempre foi permitir a experimentação criativa. Às vezes, grandes ideias não se transformam em grandes jogos. Às vezes, um projeto é iniciado com as melhores intenções antes que mudanças no mercado ou na indústria resultem em uma mudança de plano”.
“Estou profundamente triste ao ver pessoas talentosas deixando a empresa. Tenho muita admiração, apreço e respeito pelo trabalho deles. O PlayStation Studios continuará a ser uma organização liderada por criadores, impulsionada pela evolução de nossas amadas franquias e trazendo novas experiências de jogo da mais alta qualidade para nossos fãs”.
Além da Sony, em janeiro a Microsoft mandou embora 1.900 funcionários da Activision Blizzard, o que acarretou no cancelamento de um novo jogo que a Blizzard vinha desenvolvendo.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!