NieR: Automata reviveu a indústria de jogos japonesa, diz Shuhei Yoshida
Ex-executivo afirma que o game fez os estúdios japoneses pararem de correr atrás de tendências estrangeiras
Shuhei Yoshida, ex-chefe do PlayStation, disse acreditar que o lançamento de NieR: Automata reviveu a indústria de jogos japonesa.
Em uma entrevista concecida ao AVWatch, traduzida por Genki_JPN (via IGN), Yoshida declarou que os estúdios japoneses estavam tendo dificuldades após perseguir tendências estrangeiras na geração do PlayStation 3. Ele disse que achava que o diretor Yoko Taro fez NieR: Automata sem pensar se venderia ou não no exterior.
"A partir daí, ficou claro que os criadores japoneses estavam fazendo 'coisas japonesas' e essas coisas estavam sendo vendidas no exterior", disse Yoshida. "Todo mundo percebeu isso com NieR."
"Era só uma questão de dizer 'está tudo bem fazer assim', mas 'temos que fazer assim'", continuou Yoshida. "Então a direção dos criadores japoneses se tornou 'vamos parar de imitar países estrangeiros', 'se criarmos coisas com nossa própria cultura e que entendamos, eles entenderão no exterior'".
"Acho que a indústria de jogos japonesa foi revivida depois de NieR, tanto que eu diria que foi antes de NieR e depois de NieR", disse Yoshida. "Simplificando, acho que NieR: Automata foi o título que fez as pessoas perceberem 'vamos fazer algo japonês'".
Disponível para PC, PlayStation 4, Switch e Xbox One, NieR: Automata foi sem dúvida um sucesso para a Square Enix, com mais de 9 milhões de cópias vendidas mundialmente. O jogo até mesmo ganhou seu próprio anime, que pode ser assistido na Crunchyroll.