Nintendo derruba mais de 8.500 cópias do emulador Yuzu
Remoções foram realizadas na plataforma Github, da Microsoft
A Nintendo forçou a remoção de 8.535 repositórios do emulador Yuzu no GitHub, alguns meses após processar a Tropic Haze, responsável pelo emulador.
Alguns meses após a Nintendo obrigar que o popular emulador de Switch, Yuzu, encerrasse suas atividades alegando que ele incentivava a pirataria, a empresa derrubou diversos backups e clones do emulador no Github, fazendo com que mais de 8.500 repositórios contendo versões do Yuzu fossem removidos.
Em uma declaração publicada na página do GitHub, foi explicado que como a Nintendo apontou mais de 100 repositórios que ela alegou estarem oferecendo o emulador, o site aplicou a mesma ação a todos eles, o que afetou uma rede de 8.535 repositórios.
Em fevereiro, foi revelado que a Nintendo processou a Tropic Haze, criadora do Yuzu, após dizer que o emulador “facilitava a pirataria em escala colossal”. Isso certamente contribuiu para que a remoção das cópias do emulador fosse realizada de forma tão rápida no GitHub.
Pouco tempo após ser processada, a Tropic Haze concordou em pagar US$ 2,4 milhões à Nintendo em reparação aos danos causados pelo emulador, além de tirar o Yuzu do ar e não compartilhar mais seu código-fonte.