Presidente refuta ideia de franquias da Nintendo em outros consoles
Satoru Iwata, presidente da Nintendo, deu a maior evidência que a empresa não irá desenvolver jogos para outras plataformas, defendendo que essa estratégia seria real apenas se ele não se importasse com a companhia.
Em entrevista ao site CVG, o executivo garantiu que seu trabalho é garantir a prosperidade a longo prazo, e não arrumar soluções rápidas para os problemas. “Se eu tivesse a responsabilidade de cuidar da empresa por um ou dois anos, e se eu não tivesse preocupado nem um pouco com o futuro da Nintendo, poderia fazer sentido para nós fornecer nossas mais importantes franquias para outras plataformas, e então poderíamos obter lucro em curto prazo”, defendeu.
“Porém, eu também sou responsável pelo futuro da Nintendo, então, eu nunca pensaria em dar nossas fontes mais preciosas para outras plataformas”, disse.
Desde o lançamento caótico do Wii U, executivos da indústria têm sugerido que a Nintendo deveria produzir suas franquias para outros consoles. Porém Iwata acredita que isso removeria as fundições da empresa.
“O que vejo é que a Nintendo é uma empresa única, porque faz negócios ao desenvolver e introduzir as pessoas para videogames e jogos – ao integrá-los, podemos ser únicos. E porque temos desenvolvedores de hardwares e softwares no mesmo prédio, eles estimulam uns aos outros”, explicou.
Segundo o presidente, a criação interna de consoles e jogos deu à Nintendo uma oportunidade de criação que as concorrentes não têm, porém o mercado espera cada vez mais da empresa japonesa.
“Eu diria que a expectativas da pessoas sobre que virá em seguida está aumentando e aumentando. Por isso estamos lidando com mais desafios do que antes – isso é verdade”, apontou Iwata. “Porém, isso não é novo para a Nintendo. A Nintendo é uma empresa que nunca parou de progredir e quando lidamos com nossa base de fãs, nós temos que mantê-la, porque estamos sempre tentando fazer com que ela cresça.”